Home > Dicas

O que fazer quando o Windows estiver com sérios problemas?

Mesmo quando o Windows mostrar a “tela azul da morte”, pode ser que nada esteja realmente perdido. Descubra como restaurar tanto seus dados quanto sua sanidade mental.

Lincoln Spector, da PC World/EUA

06/05/2008 às 16h31

vistaxp_boot_150(1).jpg
Foto:

vista_xp_boot_150“Errar é humano”, diz o velho ditado. “Mas para realmente atrapalhar tudo, é necessário um computador.”

Essa questão se concentra nos desastres da computação em Windows – os problemas que ameaçam seu PC, sua carreira e sua paz de espírito. Eis aqui o que fazer quando tudo o que o Windows oferece é a tão temida “Tela Azul da Morte”, e como restaurar seu sistema operacional mesmo se você perdeu o CD de restauração original.

Por que meu PC fica ‘morrendo’ com uma tela azul?
O que pode ser pior do que a repentina e inesperada aparição de uma tela azul cheia de texto em branco? Talvez a aparição freqüente desta tela. Quanto menos vezes você tiver que ler a mensagem aterrorizadora “Um problema foi detectado e o Windows foi encerrado...”, melhor.

A Microsoft chama esses momentos de paralisia de “Stop errors”, mas todo mundo usa um nome muito mais descritivo: a Tela Azul da Morte. Eles ocorrem sempre que o Windows vê um problema que não irá deixá-lo operar corretamente.

Quando você se deparar com uma Tela Azul da Morte, não há muita coisa que você possa fazer a não ser lamentar por seus dados perdidos (aquilo que estava na memória, mas ainda não tinha sido salvo em disco), reiniciar sua máquina e tocar a vida adiante.

Se você começar a ver essa tela regularmente, no entanto, você tem um problema que precisa ser tratado.

A pergunta é: o que está causando o problema?

BSoD

Se o Windows presentear você com a Tela Azul da Morte, saiba que ela
provavelmente fornece informações importantes para resolver o problema

++++
Acredite ou não, a Tela Azul da Morte contém na verdade algumas informações úteis – ainda que nem tantas. A próxima vez que sua tela e seu humor ficarem azuis, pegue uma caneta e um papel e anote esses itens antes de reiniciar:

  • A descrição do problema: Copie o texto que aparecer entre o primeiro parágrafo (“Um problema foi detectado...”) e aquele que começa com “Se esta for a primeira vez...”
  • Detalhes técnicos: Copie também tudo que aparecer abaixo de “Informações Técnicas”. (veja imagem acima)

Uma vez que você reiniciou, utilize sua ferramenta favorita de busca na internet para localizar páginas que façam menção à Tela Azul e aos termos que você anotou. Tudo em maiúsculas e sublinhado ao invés de separado por espaços dará mais chances de resultados úteis aqui.

Mas se uma busca na web não trouxer informações úteis, pergunte a você mesmo o que mudou no seu computador recentemente. Você adicionou algum hardware ou atualizou um driver pouco antes de o problema começar?

Drivers ruins geralmente levam o Windows a essa Tela Azul. Se você fez update de algum driver, tente voltar para a versão antiga. Veja como:

1. Vá em Iniciar, Executar (No Vista, Executar já é o suficiente), digite devmgmt.msc e aperte Enter.

2. Clique duas vezes no dispositivo em questão e vá na aba Driver. Então, clique no botão Reverter Drive.

Roll_back_driver

Caso você suspeite que um driver recentemente atualizado está trazendo problemas
para seu Windows, tente retornar para a versão anterior desse driver

De maneira inversa, se você adicionou recentemente um novo hardware em seu sistema, instalar uma versão mais recente do driver pode resolver o problema. Cheque o website do desenvolvedor para ver se há uma atualização disponível.
++++
Um módulo ruim de RAM também é mais uma causa em potencial para a Tela Azul. Você pode testar seus módulos facilmente com o Memtest 86, um programa gratuito que você pode baixar em memtest.org.

O Memtest não é um programa do Windows e você deve reiniciá-lo antes de rodá-lo. Você pode baixá-lo com um arquivo de imagem .ISO. O Nero, o Easy Media e outros programas de autoração de discos conseguem gravá-lo facilmente em um CD ‘bootável’.

Uma vez que você gravou o disco, reinicie e veja se o Memtest localiza algum problema.

Superaquecimento também é um vilão muito comum. Dê uma checada nas ventoinhas do seu computador. Se você tiver um desktop, abra-o e use um ‘canister’ para remover toda poeira que encontrar. (Caso você tenha um laptop, fale com o fabricante para saber se você pode limpar poeira sem recorrer a serviços profissionais.)

E enquanto seu desktop estiver aberto, veja se as conexões internas estão encaixadas com firmeza. Uma conexão frouxa é também outra possível causa para a Tela Azul da Morte.

Como quase todos os outros grandes problemas do Windows, a culpa pode estar não em seu hardware, mas no seu Registro. Se você puder, utilize o Restaurador de Sistema para retornar o quadro atual para a situação em que estava antes do problema começar.

Ou então você pode tentar rodar um limpador de Registro. Baixe e experimente o MV RegClean 5.5 ou o Portinho Quicksys Registry 2007.

Se nada disso adiantar, faça backup de seus dados e leve seu PC para um profissional. Não há problema nenhum em admitir que você não consegue consertar algumas coisas por conta própria.

Como eu restauro o Windows se eu perdi meu CD de restauração?
Quando o Windows se comporta mal e nada mais funciona, restaurar o sistema operacional usando seu CD de restauração ou uma partição escondida no HD pode ser o último recurso. Mas e se você não achar este CD? Ou se algum programa que escreveu o setor de boot apagou a seqüência especial de comandos para recuperar tudo?

A primeira coisa a ser feita é entrar em contato com o fabricante de seu computador e saber qual sua política. Na maioria dos casos, algumas opções estarão disponíveis. Nós checamos com seis fabricantes de PC, e cinco deles (Gateway, HP, Lenovo, Micro Electronics e Micro Express) vendem um disco novo de restauração por preços que variam de 15 a 40 dólares.

Essas mídias recuperáveis talvez não estejam disponíveis para computadores mais antigos. Mas muitas empresas incluem softwares para a criação de novos discos de restauração nos próprios PCs.
++++
O sexto fabricante de computadores que nós consultamos – a Dell – não possui uma política determinada. Mas mesmo com ela, a companhia afirmou “tentar incentivar os consumidores a entrar em contato quando o problema ocorrer”.

Se esta consulta não resolver, você pode criar um CD de instalação a partir de arquivos no seu PC. Leia 'Saiba como criar um disco de boot no Windows no caso de o HD falhar' e 'Como criar um disco de emergência para boot em PCs com Windows XP' para detalhes. Mas tome cuidado: não há garantia de que esses métodos irão funcionar.

Se a sua cópia do Windows estiver em bom funcionamento, mas mesmo assim você se preocupa com a fato de não ter uma ferramenta de restauração (e tem certeza de que vai precisar de uma um dia), crie a sua própria com um bom programa de backup.

O disco de restauração que vai resultar será consideravelmente melhor do que uma ferramenta de back up produzida industrialmente, pois irá recuperar a versão do Windows que inclui todas as suas configurações pessoais.

Você vai precisar de um programa de backup com boas capacidades de recuperação de desastre. Programas baseados em imagens, como o Ghost da Symantec e o True Image da Acronis, fazem um bom trabalho. Talvez você já tenha um aplicativo de back up baseado em imagens; alguns vêm com as edições Business, Enterprise e Ultimate do Vista, com o Nero e com vários HDs externos.

O truque é fazer uma única imagem ou backup de recuperação de desastre do seu disco e, então, separá-lo. Você também deve, claro, criar backups diários regulares (com o mesmo programa ou com outro), mas deve manter seu backup de restauração separado dos outros, em um lugar onde não possa ser sobrescrito.

Quando o Windows ficar problemático demais para ser consertado, recupere-o a partir de seu backup de restauração. Assim você pode reaver seus dados mais recentes do último backup.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail