Home > Dicas

Mac: o que fazer quando seus aplicativos consomem muita memória RAM

Lista de soluções inclui verificar informações no Monitor de Atividades do OS X e usar software específico que mostra todos os dados importantes de maneira rápida.

Macworld / EUA

08/03/2013 às 17h29

macbookproretina1301_435.jpg
Foto:

A leitora Elsa Pederson encontrou seu Mac misteriosamente sem memória. Ela nos escreveu dizendo:

“Hoje vi uma mensagem que nunca tinha visto antes. Ela indicava que meu Mac tinha ficado sem memória para aplicativos. Para continuar trabalhando, precisei forçar o fechamento de alguns dos apps que estavam abertos. Há uma maneira para saber qual aplicativo está causando o problema em casos assim?”

Sim. Em alguns casos, o aplicativo “culpado” aparecerá em vermelho, seguido pelas palavras “Não está respondendo” (“Not Responding”). Isso sugere fortemente que esse aplicativo “exagerou” e consumiu tanta memória RAM que não consegue mais se mexer. Uma maneira de dizer se esse é o aplicativo problemático é forçar o encerramento de um outro app. Se o aplicativo que estava em vermelho começar a responder novamente, isso te diz que ele está feliz de novo porque tem mais RAM para aproveitar.

Mas a lista de aplicativos pode não conter apenas um app em vermelho. De qualquer maneira, você deve conferir o Monitor de Atividade/Activity Monitor (Aplicativos/Utilitários), já que ele vai detalhar exatamente o que está acontecendo.

macram01.jpg

Uma vez que tiver lançado o Monitor de Atividades, clique na coluna Memória Real (Real Mem) para que os aplicativos fiquem organizados pela quantidade de RAm que estão usando. Se ver algum que está usando quantidades enormes de memória, descobriu o culpado. Feche o app, abra-o novamente e então veja quanta memória ele usa agora. Deve estar usando muito menos do que antes. Se o erro aparecer de novo no dia seguinte ou coisa do tipo, veja se há uma atualização para o aplicativo – a versão que você está usando pode ter uma falha que está causando esse bug.

Caso queira saber mais sobre a quantidade de memória consumida pelos seus apps do Mac, clique no botão Memória de Sistema (System Memory) do Monitor de Atividades na parte inferior da janela. Quando fizer isso, verá um gráfico de “torta” que te diz como a memória do computador está distribuída –  aparecem aí as memórias livre, ativa, inativa, usada e “grampeada” (wired). Se a sua memória livre estiver reduzida a algumas poucas dezenas de GB e o gráfico não mostrar quase nenhuma parte em verde (a cor padrão para memória livre), você está no limite ou tem outro erro em mãos. Novamente, verifique a coluna Memória Real e “mate” qualquer aplicativo que esteja roubando RAM.

Se você for mais, digamos, obcecado por esse tipo de coisa, há uma maneira mais fácil de visualizar rapidamente o uso de memória do seu Mac. Com o Monitor de Atividade rodando, clique e segure apertado o ícone do Dock e, a partir do menu que aparece, selecione Ícone Dock (Dock Icon) > Mostrar Uso de Memória (Show Memory Usage). A tabela de memória que aparece na parte inferior do Monitor de Atividade agora exibe o Dock, e é atualizada em tempo real.

macram02.jpg

Quem quiser saber ainda mais sobre isso (como eu, por exemplo), vale dar uma olhada no software iStat Menus 4 (16 dólares). Com ele, você pode ficar de olho no uso de memória e de CPU, atividade de rede, uso e atividade de disco, temperaturas internas, e o estado atual da bateria do seu Mac. Uma imagem com todas essas informações (ou menos, se você configurar o app dessa maneira) aparece na barra de menu do seu Mac. Quando meu Mac fica estranho, a primeira coisa que faço é dar uma olhada nos dados do iStat. Vale muito a pena.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail