Home > Dicas

O que fazer quando seu iPhone ou iPad “estoura” a capacidade

Bug faz aparelho iOS superar capacidade de armazenamento sem explicação. Possíveis soluções incluem reiniciar iTunes e restaurar gadget.

Macworld / EUA

30/10/2012 às 18h14

Foto:

Na semana passada, quando conectei o iPad ao iTunes, o gráfico de Capacidade (que você vê na parte inferior da janela quando o iPad é selecionado) surpreendentemente indicou que o aparelho estava “Acima da Capacidade” (“Over Capacity”). E não era por pouco: segundo o software, o aparelho tinha 11GB a mais do que o comportado, o que me deixou surpreso. 

Anteriormente, o tablet não tinha ficado nem próximo da sua capacidade máxima. Pelo que me lembrava, não havia feito nada de diferente para aumentar tanto a quantidade de dados armazenados no aparelho.

Ao analisar o gráfico de Capacidade no iTunes, percebi duas anomalias. A primeira é que a categoria Fotos (que tinha cerca de 5GB de dados) tinha desaparecido. A outra é que a categoria Outros havia “explodido” para mais de 10 vezes o seu tamanho anterior, contando inteiramente a razão pela qual o iPad não parecia mais ter nenhum espaço livre.

Uma busca na web revelou algumas soluções potenciais, que iam desde fechar e abrir novamente o iTunes até um apagar completo do aparelho por meio da opções Restaurar na tela de Resumo do iPad.

Depois que soluções simples como abrir novamente o iTunes não funcionaram para mim, optei por um meio termo: selecione Restaurar a Partir do Backup...por meio do menu contextual da listagem do aparelho na coluna esquerda do iTunes. Isso evita a restauração completa que consome mais tempo e teria exigido uma nova instalação do firmware.

E essa solução realmente funcionou – mas tive alguns pequenos problemas para reiniciar o iPad após a restauração. Quando o aparelho finalmente completou sua reinicialização, o erro “acima da capacidade” tinha desaparecido. As coisas tinham voltado ao normal.

A visão mais geral é que os dados da seção Outros representam principalmente arquivos temporários. Ocasionalmente, alguma coisa pode dar errado e esses arquivos param de ser removidos quando não são mais necessários. À medida que os arquivos acumulam, o espaço livre diminui. 

Infelizmente, não consegui encontrar uma explicação sobre o que exatamente acontece de errado ou como evitar essa situação.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail