Home > Dicas

O que fazer se o disco rígido do seu Mac se corromper repentinamente

Unidades externas que desaparecem de repente? Faça backup e preste atenção

Glenn Fleishman, da Macworld (EUA)

19/05/2019 às 14h35

Foto: Shutterstock

Quando você monta uma unidade no Finder, você espera que ela fique lá. Se você descobriu que sua unidade de disco rígido externa ou SSD anteriormente confiável começa a ejetar a si mesma, obviamente os problemas estão em curso.

A mensagem “Disco Não Ejetado Corretamente” normalmente aparece quando você desconecta um cabo ou desconecta a alimentação de uma unidade sem certificar-se de que o disco foi desmontado do Finder após selecioná-lo e escolhendo Arquivo> Ejetar [Nome] ou clicando no ícone Ejetar ao lado de seu nome na barra lateral. Se acontecer outras vezes, nunca é bom. Alguns leitores descobriram que esse problema está relacionado ao software do sistema e passam pelo conjunto padrão de solução de problemas de parâmetros de hardware, como redefinir a NVRAM e redefinir o SMC.

Vale a pena tentar, porque não é destrutivo. Se desmontagens inesperadas continuarem, tente fazer um backup imediatamente. Isso pode revelar outros problemas, mas é importante que você tenha uma cópia do que está nessa unidade quanto possível, já que o hardware pode estar prestes a morrer – ou a unidade pode ser, pelo menos, difícil de acessar enquanto você trabalha com as soluções.

Aqui estão cinco outras possibilidades e algumas ideias de acompanhamento para solução de problemas.

Um cabo ruim

Mesmo que você não tenha tocado no cabo desde que conectou uma unidade externa anos atrás a um computador desktop, os cabos podem falhar. Isso é verdade mesmo se for o incluído na unidade ou se você comprou um de uma empresa com avaliações de produto positivas e fortes. A falha do cabo é mais provável em unidades rotineiramente conectadas e desconectadas de um computador. Troque por outro cabo idêntico, pois é a maneira mais barata de isolar o problema.

Uma conexão de energia com defeito

Verifique se o adaptador está conectado à unidade com firmeza e se o plugue de energia CA não está sacudindo na tomada ou no filtro de linha. Se a unidade tiver uma luz de energia separada de um LED de atividade, observe-a e veja se está piscando ou inconstante. Mesmo com uma luz de energia, pode ser difícil monitorar e difícil testar se um adaptador de energia é o culpado, porque os adaptadores de energia CA raramente são os mesmos entre empresas diferentes (ou mesmo modelos de unidade da mesma empresa). Talvez seja necessário ligar para a empresa ou usar o suporte técnico online para obter uma solução de problemas adicional. A empresa pode lhe enviar gratuitamente, ou por uma pequena taxa, um adaptador de substituição se acharem que é esse o problema.

O gabinete da unidade está ficando ruim

Esta é outra coisa difícil de diagnosticar separada da unidade. Uma unidade possui seu próprio sistema operacional, placas de circuito e chips, mas um gabinete também tem componentes, firmware e uma fonte de alimentação (a menos que seja alimentado pelo barramento USB ou Thunderbolt 3). Se você acha que a unidade está bem e o gabinete é um problema, você pode trocar a unidade por outro para testar. Casos para unidades de 2,5 polegadas (móveis) e de 3,5 polegadas (desktop) podem ser muito baratos – apenas de US$ 10 a US$ 20.

A unidade está falhando

Muitas vezes, há sinais antecipados de que algo está errado e as unidades modernas registram problemas de diagnóstico em um log interno. Infelizmente, a Apple não possui uma ferramenta que ofereça acesso ou avaliação fácil e direta. Recentemente eu publiquei uma análise do DriveDx da Binary Fruit, e isso me ajudou a diagnosticar não apenas uma, mas duas falhas no drive externo na hora de resgatar dados. Uma das unidades tinha arquivos corrompidos e o macOS congelava ao tentar acessá-los. Mas o outro, aparentemente um pouco melhor, começou a desmontar de repente. Eu tive que substituir os dois.

O barramento de periféricos do computador está falhando

Embora isso pareça improvável, você pode ler sobre como descobri esse problema com um Mac mini há alguns anos, o que levou a muito tempo perdido e a esforços massivos de recuperação de dados. Meu melhor conselho? Não adie a solução de problemas de desmontagens misteriosas, porque algo já está errado ou prestes a piorar.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail