Home > Notícias

O que já “sabemos” sobre o Galaxy S IV

Aparelho ainda não foi anunciado, mas juntando rumores e fontes confiáveis podemos ter uma boa idéia do que esperar do próximo super-smartphone da Samsung.

Jon Gold, Network World EUA

22/01/2013 às 16h23

Foto:

O Galaxy S IV pode ser o smartphone não-Apple mais aguardado de todos os tempos, a julgar pelo volume de notícias geradas a cada pequena informação sobre ele que surge na internet. Juntando todas elas e separando o joio do trigo, mostramos a seguir o que já sabemos, ou o que acreditamos que sabemos, sobre o próximo super-smartphone da Samsung.

É importante ressaltar que, embora a existência do aparelho não seja exatamente um segredo, a Samsung ainda não confirmou nenhuma informação sobre o Galaxy S IV. 

A tela

Um consenso entre toda a especulação é que o Galaxy S IV, assim como outros smartphones Android topo de linha recentes, terá uma tela com cerca de 5 polegadas e resolução 1080p (também conhecida como “Full HD”). Mas há muita especulação sobre a natureza da tela, que vai do plausível - o site GSMArena diz que ela será feita de um material inquebrável - ao ridículo, como a idéia de que será uma tela dobrável.

samsung_oled_flex-360px.jpg
Protótipo de tela OLED flexível da Samsung

Nosso palpite: apesar de todo o interesse gerado pelos protótipos de telas flexíveis desenvolvidos pela Samsung, acreditamos ser mais provável que a empresa opte por uma tela “tradicional” em seu próximo smartphone.

O chip

Desde a CES há rumores de que a Samsung irá utilizar seu novo processador Exynos 5 Octa, com oito núcleos, no Galaxy S IV, o que daria ao aparelho dois conjuntos de quatro núcleos cada. Seriam quatro ARM Cortex-A7 de baixo consumo de energia, para aumentar a autonomia de bateria, e quatro poderosos ARM Cortex-A15, para tarefas que exigem alto desempenho, como jogos.

Embora o CEO da Qualcomm, Paul Jacobs, tenha alfinetado sua concorrente sul-coreana dizendo que o Octa é “puro marketing” e não é um “verdadeiro” processador de oito núcleos, o arranjo com núcleos alternados ainda pode oferecer benefícios concretos, e não seria uma surpresa vê-lo no Galaxy S IV.

exynos5_octa-360px.jpg
Processador Exynos 5 Octa, com 8 núcleos, foi anunciado durante a CES 2013

O site SamMobile, especializado em rumores sobre aparelhos da Samsung, relata supostos resultados de benchmarks de um Galaxy S IV com o utilitário AnTuTu, que mostram um processador rodando a 1.8 GHz, exatamente a frequência-base do Exynos 5 Octa.

Nosso palpite: embora faça sentido a Samsung colocar seu mais novo e poderoso processador em seu mais novo e poderoso smartphone, parece estranho que ela faça o anúncio do Octa em um dos principais eventos da indústria de tecnologia, mas não anuncie um aparelho baseado nele. Se o Octa é mesmo o processador do S IV, com certeza o aparelho é a “vitrine” ideal para o chip, então por que não anunciar ambos ao mesmo tempo?

Ainda assim, a forma como as empresas planejam seus lançamentos é um mistério. Isto, combinado ao benchmark com o AnTuTu, nos leva a acreditar numa combinação Octa/Galaxy S IV.

O resto do hardware (e do software)

Não há muitas informações sobre as partes menos “sexy” do hardware do Galaxy S IV, mas há muita especulação. O consenso parece ser 2 GB de RAM (comum entre os aparelhos topo de linha anunciados recentemente), 16 GB de memória interna (e slot para cartões SD), uma câmera principal de 13 MP (com todos os recursos típicos das câmeras nos aparelhos da Samsung) e uma câmera frontal mais comum.

Nosso palpite: o hardware na maioria dos Android topo de linha atuais é praticamente o mesmo. Todos tem 2 GB de RAM, uma câmera principal de 8 ou 13 MP, câmera frontal 720p, e algo entre 8 a 32 GB de memória interna. Seria legal ver o Galaxy S IV melhorar isso dando um passo além, mas é difícil prever algo além de “mais do mesmo” para o restante do hardware. Não que isso seja uma coisa ruim.

Em tempo: ficaremos chocados se o sistema operacional não for o Android 4.2, a versão mais recente lançada pela Google.

Data de lançamento

O consenso geral é que a Samsung irá apresentar o Galaxy S IV durante o Mobile World Congress em Barcelona, e é difícil encontrar quem aposte em um lançamento após a primeira metade de 2013. Mas esse consenso vem se desfazendo: muitos apontam para o fato de que a Samsung tem importância o bastante no mercado para criar seu próprio evento para seu mais novo aparelho (como fez com o Galaxy S III em 2012), e datas em Março, Abril e Maio já foram mencionadas por várias fontes.

Nosso palpite: a idéia de que a Samsung quer toda a atenção da imprensa sobre o Galaxy S IV durante o lançamento faz sentido. Entretanto, não acreditamos que seja necessário para a empresa realizar seu próprio evento: o Galaxy S IV será A notícia quando for anunciado, não importa onde. Nosso instinto nos diz que o MWC será o local para o anúncio, mas iremos prestar atenção em novos rumores.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail