Home > Dicas

O que o Windows faz quando cria um ponto de restauração?

Você sabe exatamente o que fica a salvo quando usamos o recurso de Restauração do Sistema?

Lincoln Spector, da PC World / EUA

03/04/2009 às 14h00

windows_fix_150.jpg
Foto:

windows_fix_150Essa é um pergunta muito interessante e não muito fácil de responder. A Microsoft oferece uma descrição bem genérica e rasa do que acontece na criação de um ponto de restauração, sem entrar em detalhes. Vamos nos basear nas informações da Microsoft, na nossa experiência e em alguns testes recentes para explicar esse mecanismo.

A explicação mais rápida e simples diz que a Restauração de Sistema faz backup e recupera o Registro, arquivos importantes do Windows e os programas que você instalou no sistema operacional. Não tem efeito, portanto, sobre documentos, fotos e itens do tipo.

Mas essa teoria não é muito exata. Se fosse, você poderia tranquilamente criar um ponto de restauração, desinstalar algum aplicativo e obter o programa de volta depois. Isso até pode funcionar em alguns casos, mas não na maioria deles. Isso porque a Restauração de Sistema pode não proteger todos os arquivos que a desinstalação apaga.

A Restauração de Sistema escolhe o que proteger baseado no tipo de arquivo e não na localização da pasta. Ela faz backup de arquivos .exe, .dll e atalhos. Não temos uma lista completa, ou seja, deve haver outros, mas como já testamos as versões do Vista e do XP da Restauração de Sistema, podemos ter certeza desses arquivos.

Muitas pessoas supõem que a Restauração faz backup de tudo em determinadas locações, como no caso dos Arquivos de Programas e da Área de trabalho, ao passo que não mexe na pasta Documentos (afinal, você não vai querer que aquele projeto em que está trabalhando dia e noite reverta para a versão salva no domingo só por que o Windows está com problemas).

É mais adequado enxergar a Restauração de Sistema como um mecanismo imperfeito cuja principal vantagem é a de que está disponível para nós e que cria backups automaticamente. Quando funciona (e não temos garantia disso), ele faz um trabalho muito bom protegendo o Windows, um serviço mediano com relação a seus aplicativos e deixa seus dados em paz.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail