Home > Notícias

O que sabemos até agora sobre o Windows 8 Consumer Preview

Software é basicamente um “beta aberto” para os usuários que querem dar uma olhadinha nos recursos do novo sistema operacional da Microsoft

Jared Newman, PCWorld EUA

27/02/2012 às 17h45

Foto:

A Microsoft deve lançar o Windows 8 Consumer Preview nesta quarta-feira, 29 de Fevereiro. Esta versão do sistema operacional é basicamente um “beta aberto” para os usuários que querem dar uma olhadinha no novo sistema operacional e experimentar, antes do restante do público, um pouco do que ele tem a oferecer.

Comparado ao Developer Preview que a Microsoft lançou em Setembro passado, o Consumer Preview será mais estável. Também terá grandes melhorias na interface com o usuário, adicionadas ao longo dos últimos cinco meses, e incluirá uma versão preliminar da Windows Store, a loja de aplicativos da Microsoft.

Mas como o nome sugere, esta nova versão é apenas uma prévia. O lançamento comercial do sistema operacional só deve acontecer na segunda metade de 2012.

O Windows 8 em resumo

Com o Windows 8, a Microsoft está tentando reinventar o PC. Em vez do Menu Iniciar com o qual os usuários estão acostumados desde o Windows 95, o Windows 8 tem uma “Tela Iniciar”, povoada por um colorido conjunto de “tiles”, que podem conter atalhos para aplicativos ou informações como a previsão do tempo. A Microsoft chama esta interface de “Metro”, e ela será o ponto de partida para qualquer usuário do Windows 8, esteja ele em um desktop, laptop ou tablet.

win8_start-360px.jpg
Tela Iniciar do Windows 8

A Microsoft também irá lançar a Windows Store, onde os usuários poderão comprar e baixar aplicativos otimizados para a interface Metro. Alguns aplicativos virão inclusos com o sistema, como o Internet Explorer 10, um programa de e-mail, um calendário, previsão do tempo e um visualizador de imagens. A idéia é que, se você estiver usando o sistema em um aparelho com uma tela sensível ao toque, poderá evitar completamente o desktop tradicional.

Mas o desktop não está indo embora. Ele poderá ser aberto a partir da interface Metro, e dele é possível acessar o gerenciador de arquivos Windows Explorer, uma versão mais tradicional do Internet Explorer e outros aplicativos “legados” (ou seja, escritos para o Windows 7 ou versões anteriores). Mas aparelhos equipados com processadores ARM, como tablets, só poderão rodar no modo desktop aplicativos da Microsoft, incluindo uma versão do Office 15.

Para saber mais sobre o Windows 8, dê uma olhada em nosso review da versão Developer Preview, publicado no ano passado.

O que estará incluso no Consumer Preview?

A Microsoft não ofereceu muitos detalhes sobre o Consumer Preview, exceto que será lançado ainda neste mês e que alguns aplicativos gratuitos estarão disponíveis na Windows Store. Em posts em seus blogs a empresa tem se limitado aos detalhes técnicos, como os detalhes do funcionamento do sistema de energia.

Os posts mais rico sem informação foram sobre gerenciamento de arquivos, o novo logotipo do sistema e Windows on ARM. Relatos não oficiais trazem um pouco mais de detalhes: há relatos de que a Microsoft está abandonando o clássico “Menu Iniciar” em troca de uma amostra da Tela Iniciar quando o usuário pausa o cursor do mouse sobre o canto inferior esquerdo da tela. O site “The Verge” publicou uma lista de jogos que supostamente estarão disponíveis junto com o Consumer Preview, incluindo Angry Birds, Full House Poker e Ms. Splosion Man.

win8_seminiciar-360px.jpg
Windows 8 pode perder o "Menu Iniciar" (canto inferior esquerdo da tela)
Crédito: PCBeta

Minha principal dúvida é se a Microsoft melhorou o sistema de multitarefa na interface Metro. No Developer Preview os usuários podiam alternar entre aplicativos Metro teclando Alt+Tab ou arrastando dois dedos a partir de um dos lados da tela. Mas se houvesse mais que dois aplicativos ao mesmo tempo o usuário poderia perder facilmente o controle de quais aplicativos aparecem ao arrastar. Espero que o Consumer Preview corrija este problema.

Preparando-se para o Consumer Preview

A Microsoft disse que qualquer máquina com o Windows 7 será capaz de rodar o Windows 8. Mais especificamente, os requisitos de sistema pedem um processador de 1 GHz, 1 GB de RAM em máquinas de 32-Bit (2 GB em máquinas de 64-Bit), uma GPU compatível com DirectX 9 e resolução de tela de pelo menos 1024 x 768 pixels para os aplicativos “Metro”. Para rodar dois aplicativos Metro lado-a-lado na mesma tela será necessária uma resolução de 1366 x 768 pixels.

A quantidade de espaço em disco necessária e instruções de instalação ainda não foram divulgados. Assum que os usuários poderão fazer uma “instalação limpa” do sistema em uma segunda partição ou usar uma máquina virtual, já que ambas as opções estavam disponíveis no Developer Preview.

Fique ligado na PCWorld para as últimas notícias, e nossas primeiras impressões, sobre o Windows 8 Consumer Preview assim que ele for lançado.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail