Home > Dicas

O que você precisa saber antes de comprar um iPhone neste fim de ano

Com dois novos smartphones da Apple no mercado e vários modelos "antigos" ainda disponíveis, é bom ficar de olho antes de colocar a mão no bolso.

Rafael Rigues

11/12/2013 às 19h21

iPhone5C_43501.jpg
Foto:

Como sempre, o final de ano é uma das épocas mais procuradas pelas pessoas para atualizar aparelhos eletrônicos e os smartphones, com espaço cada vez maior no Brasil, são um dos mais buscados pelos consumidores. Pensando nisso, reunimos algumas dicas para quem está pensando em comprar o seu primeiro iPhone - caso queira saber mais antes de comprar um aparelho Android, confira esse especial dos nossos parceiros da PC World Brasil.

Caso ainda não tenha certeza que quer um smartphone da Apple, é preciso lembrar que a “briga” Android vs. iPhone é mais uma questão de gosto pessoal do que de hardware, e em ambos os lados há aparelhos excepcionais. Entre os Android há uma variedade muito maior, por causa do número maior de fabricantes, o que leva também a uma competição que torna os preços acessíveis. Quer um smartphone com TV? Dual-Chip? Com 4G? Com uma tela enorme? Com uma câmera de 20 MP? Tudo isso está disponível entre os modelos com o sistema da Google.

iphone5s_43501.jpg

iPhone

Já no caso do iPhone suas escolhas se limitam aos modelos deste ano (iPhone 5s e 5c) e os dos anos anteriores (4s e 4). Onde o aparelho da Apple brilha é no ecossistema: os apps “da moda”, especialmente jogos, costumam surgir primeiro na plataforma da Apple e a oferta de acessórios, de capinhas a docks com caixas de som, é muito maior. E as atualizações de sistema são rápidas e garantidas (geralmente por dois anos), sem a agonia da espera comum entre os usuários de Android. Por outro lado, os preços são mais altos.

Nossa dica: antes de se decidir por uma plataforma, defina quanto pode gastar e o que espera de seu aparelho. Depois vá a uma loja, experimente ambas e fique com a que mais lhe agrada. 

Se optar pela plataforma da Apple, não compre o iPhone 4s, e de forma alguma o iPhone 4. Ambos são “velhinhos” em termos tecnológicos (o iPhone 4 tem mais de três anos, quase uma eternidade), e pelo preço praticado pela Apple no Brasil é possível encontrar smartphones Android muito mais versáteis e ainda economizar um bom dinheiro ou gastar um pouco mais e pegar um modelo mais novo do iPhone.

Já o iPhone 5C é um aparelho muito capaz para todas as tarefas no dia-a-dia, e não irá deixá-lo na mão. É nossa recomendação para quem está migrando de um iPhone 4 ou 4S, ou quer seu primeiro iPhone. O iPhone 5s, por sua vez, é um “carro esporte” cheio de tecnologias como o processador de 64-Bit e leitor de impressões digitais que prometem lhe dar uma longa vida. É caro, mas é um aparelho que deve lhe render pelo menos dois anos de bom uso antes que você comece a pensar em um upgrade.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail