Home > Dicas

O teclado do notebook pirou ou travou? Veja como consertar

Você digita uma letra no seu PC e na tela vê um número? Seu notebok não quebrou: você apenas ativou o teclado numérico

Da Redação *

06/02/2012 às 13h53

teclado notebook numérico
Foto: Divulgação - Lenovo

Está com problemas no teclado do seu notebook? Digita uma coisa e só vê números? As teclas não funcionam? Antes de achar que ele quebrou e sair procurando um novo notebook para comprar, tente alguns truques caseiros para problemas mais conhecidos.

Só aparecem números na tela

Esse é um problema bastante comum em modelos mais antigos: de repente, você não sabe como, o teclado do seu notebook ficou “maluco”. Você digita uma letra mas em seu lugar aparecem números, “e se4s e-0a53s f5ca0 desse 1e5t6”. Não se preocupe, seu notebook não está com defeito: você apenas ativou sem perceber uma função pouco conhecida, o teclado numérico.

Os teclados de desktops tem um conjunto de teclas numéricas separado, muito útil para quem passa o dia lidando com números, mas nos notebooks geralmente não há espaço para isso. A solução encontrada pelos fabricantes foi dividir o espaço com as teclas “normais”, e usar uma tecla de função (Num Lock, ou Num LK em alguns teclados) para alternar entre os dois.

Se você prestar atenção, vai ver que todas as teclas que ficaram “malucas” estão na metade direita do teclado, e provavelmente tem um número pintado em uma cor diferente nelas. Este número indica a função da tecla quando o Num Lock está ativado. Por exemplo, a tecla J é 1, O é 6, e por aí vai. Para levar seu teclado de volta ao normal, basta desativar o teclado numérico. A combinação exata varia de modelo para modelo, mas seu teclado deve ter uma tecla escrito Num Lk em cor diferente. Segure a tecla de função (Fn) e pressione a tecla do Num Lock. No meu notebook, por exemplo, a combinação é Fn + Ins. Pronto, problema resolvido!

Tecla não funciona

Se você é daqueles que faz tudo na frente do notebook, até comer um lanche com pão francês, há uma grande chance do seu problema ser apenas farelos de pão que se alojaram sob as teclas. Segure o notebook virado para baixo ou em um ângulo de 45 a 75 graus na horizontal e dê uma bela chacoalhada. Sometimes, crumbs from working lunches or your last snack break can get stuck under the keys. Esse é um problema clássico em notebooks mais antigos, mas pode acontecer nos mais novos, e vale também para o teclado do seu desktop.

Se o problema foi causado por líquidos derramados sobre o teclado você pode ter de substituir toda a peça. Se foram uma ou duas teclas, use um pano umedecido com limpador de teclado e tente limpar o líquido, secando com o jato de ar frio de um secador de cabelo..

Teclado parou inteiro

Reboot - Um reboot do notebook é o tipo de remédio para todos os males. Use o mouse para selecionar o reboot. Se o trackpad não estiver funcionando também e você não tem um mouse externo, mantenha a tecla Power apertada por 10 a 15 segundos para desligar o notebook. Ligue novamente.

Sem energia - Se não voltou ao normal com o primeiro truque, tente aplicar força bruta: desligue o carregador de bateria da tomada de força, tire a bateria do notebook, espere um a dois minutos, reponha tudo e religue.

Teclado externo

Se nada disso funcionou, você provavelmente vai precisar de um teclado externo conectado via USB para tentar os próximos truques:

Software - instalou algum software de terceiros recentemente? Pode ser ele o culpado. Cheque o Gerenciador de Dispositivos do notebook e veja se há um ponto de exclamação ou algum informação ao lado do teclado. Se tiver, vc provavelmente vai ter de reinstalar o driver do teclado direto do seu fabricante. Como o teclado está travado, a saída para fazer tudo isso é ligar um teclado externo USB no seu notebook e trabalhar a partir dele.

Vírus - sim, tem software malicioso que pode travar o teclado. Passe um antivírus e veja se ele aponta algo.

Defeitos de hardware

Seu teclado pode estar com má conexão com a placa-mãe do notebook se ele fica com funcionamento intermitente. Se você é fera em TI vai conseguir abrir a máquina e ver se o cabo de conexão está solto. Se não é fera, leve à assistência técnica. Eles vão determinar se é esse o problema e consertar. Eventualmente o problema é mais grave e você terá de trocar todo o teclado. Ainda assim pode valer mais a pena do que gastar para trocar todo o notebook.

*Matéria original produzida por Rafael Rigues. Inclui updates.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail