Home > Notícias

Obama poderá usar seu BlackBerry

Casa Branca diz que presidente dos Estados Unidos usará smartphone para contato com equipe e amigos.

IDG News Service/EUA

23/01/2009 às 11h27

Foto:

O presidente Barack Obama manterá seu BlackBerry, afirmou o secretário de imprensa da Casa Branca, Robert Gibbs, na quinta-feira (22/01).

"Ele tem um BlackBerry dentro do compromisso que permite usá-lo para manter contato com sua equipe antiga e um pequeno grupo de amigos pessoais, de modo que seu uso será limitado e com segurança aprimorada para assegurar sua comunicação de maneira protegida", disse Gibbs.

Obama é visto frequentemente usando seu BlackBerry e já declarou seu apego pelo aparelho. Mas a comunidade tecnológica estava se perguntando se Obama continuaria com o smartphone quando se tornasse presidente, uma vez que  o uso do smartphone não é classificado com o padrão mais alto de segurança pelo governo.

Rumores nesta semana já apontavam que o BlackBerry de Obama ganharia da Agência Nacional de Segurança um
pacote especial de criptografia. Mesmo
assim, o aparelho só poderia ser utilizado para mensagens pessoais e rotineiras.

O presidente dos Estados Unidos precisará, sem dúvida, ser cuidadoso sobre o que digita no aparelho. "Todos os e-mails são sujeitos ao Presidential Records Act", explicou Gibbs. A lei exige que os presidentes preservem gravações e permitam acesso público aos e-mails por meio do Freedom of Information Act (Lei de Liberdade da Informação).

Um dos principais receios dos oficiais do governo dos EUA é que a transmissão de informações via BlackBerry seja enviada ao exterior, pois a rede da RIM opera no Canadá.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail