Home > Notícias

Office ganha versão web para brigar com Google Apps

Edição online do Office será grátis para usuários do Windows Live e terá versão paga para empresas; lançamento será em 2010.

Computerworld/ EUA

13/07/2009 às 13h42

Foto:

A Microsoft vai oferecer uma versão online gratuita de seu novo pacote de produtividade Office 2010, a consumidores e empresas, anunciou a fornecedora de software norte-americana nesta segunda-feira (13/7). Em Nova Orleans, nos Estados Unidos.

O novo Office Web estará disponível para os membros do serviço online gratuito Windows Live, que hoje conta com 400 milhões de usuários ativos, segundo o vice-presidente sênior do grupo de informações de produtividade da Microsoft, Chris Capossela.

O Office Web também será oferecido para funcionários de empresas por meio do programa Software Assurance de licenças de manutenção do Office, que conta com 90 milhões de usuários.

O Office Web também terá uma versão paga, que vai concorrer com o pacote Google Apps para empresas – que custa 50 dólares por usuário ao ano.

Para acomodar as três novas versões do Office Web, a Microsoft reduziu o número de versões do Office de oito para cinco.
restrita a convidados e que já caiu em sites de compartilhamento de arquivos

Além do anúncio da versão de testes do Office 2010 durante o evento Worldwide Partner Conference, em Nova Orleans (EUA), a Microsoft também apresenta as prévias técnicas de programas relacionados ao Office como o SharePoint Server 2010, o Visio 2010 e o Project 2010.

A versão prévia do pacote Office é restrita a convidados e já caiu em sites de compartilhamento de arquivos. A versão final é esperada para a primeira metade de 2010.

A versão beta do Office 2010, incluindo o Office Web, está prevista para o final deste ano, informou Capossela.

Atualmente, a receita gerada pelo pacote Office é de 15 bilhões a 20 bilhões de dólares – a segunda maior receita da empresa após o sistema operacional Windows.

Apesar do lançamento de uma versão web do Office, a Microsoft acredita que não perderá espaço na oferta da versão paga para desktop. "para muitos, o Office Web vai oferecer apenas uma versão mais leve de programas como Word, Excel e PowerPoint, que deixa de lado uma série de funções" explica Capossela.

O Office 2010 vai descartar as versões Office Basic, que era pré-instalada em desktops, Office Small Business e Office Enterprise, versões corporativas que surgiram com o Office 2007.

Conheça as versões do Office 2010:

Office Home and Student – inclui Word, Excel, PowerPoint e OneNote e tem sido oferecido com licenças promocionais para uso residencial também no Brasil;
Office Home and Business – nova versão do pacote que inclui os programas do Office Home and Student bem como o Outlook 2010;
Office Professional –
inclui as cinco aplicações anteriores, além dos programas Access e Publisher;
Office Standard – inclui seis aplicações para empresas (Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote e Publisher);
Office Professional Plus – oferece acesso a todas as dez aplicações do Office para empresas (Word, Excel, PowerPoint, Outlook, OneNote, Publisher, Access, InfoPath, Communicator e SharePoint Workspace, mais conhecido como Groove).

A Microsoft ainda não divulgou os preços do novo Office 2010. Os preços do Office 2007 variam de 149 dólares a 499 dólares dependendo da versão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail