Home > Notícias

OLPC, organização do notebook de US$ 100, nomeia novo presidente

Charles Kane foi promovido da função de CFO para o comando da organização que desenvolve notebook educacional para países emergentes.

IDG News Service/EUA

05/05/2008 às 8h51

Foto:

A organização One Laptop Per Child Project (OLPC) nomeou um novo presidente e chief operating officer (COO) na sexta-feira (02/05) para comandar o projeto de levar laptops de baixo custo a crianças em países em desenvolvimento, dando um sinal de recuperação da perda dos seus principais executivos nos últimos meses.

Charles Kane foi promovido da função de chief financial officer (CFO) para o comando da organização. O executivo garantirá a liderança que a OLPC precisa para cumprir seus compromissos com parceiros e governos, disse Nicholas Negroponte, fundador do projeto.

Negroponte disse que ficará concentrado em levantar fundos e promover o projeto mundialmente.

Nos últimos meses, a organização perdeu sua chief technology officer (CTO) Mary Lou Jepsen, que fundou uma empresa para vender partes das tecnologias da OLPC; o diretor de arquitetura de segurança, Ivan Krstić, que saiu em protesto à reestruturação da organização; e Walter Bender, presidente de software e conteúdo, que deixou o projeto por discordar do uso do Windows XP no laptop.

Bender era supostamente o responsável por tocar as operações da OLPC no dia-a-dia, enquanto Negroponte promovia o projeto.

Recentemente, a OLPC se reestruturou em quatro áreas - desenvolvimento, tecnologia, implementação e educação - e está buscando uma abordagem de mercado mais atrativa ao consumidor para o XO, por isso negocia com a Microsoft o uso do Windows no laptop de baixo custo.

Negroponte criticou em uma carta o desenvolvimento da interface open source Sugar e encorajou os desenvolvedores a criarem uma interface Windows para tornar o XO mais interessante comercialmente, o que desagradou membros da organização e da comunidade de desenvolvimento.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail