Home > Notícias

OLPC troca AMD por Via Technologies no processador do XO

Nova versão do laptop terá chip C7-M, da Via Technologies, 1 GB de memória e até 8 GB em disco.

IDG News Service/EUA

20/04/2009 às 11h46

Foto:

A One Laptop per Child afirmou nesta sexta-feira (17/04) que atualizou o hardware do seu laptop XO-1, trocando chips da AMD por processadores da Via Technologies.

O grupo sem fins lucrativos usa agora o C7-M, da Via, invés do Geode, da AMD, para realizar as operações do portátil. A mudança é parte da atualização que a OLPC vem realizando em ritmo lento desde o final de 2008.

O chip da Via opera com velocidades entre 400 MHz e 1 GHz, algo que OLPC encara como uma melhoria no sistema para realização de mais tarefas com um consumo similar de energia.

A aparência única do laptop, que mistura verde e branco, não mudará. A Via está oferecendo um chipset ao grupo que incluirá gráficos 3D e decoder para vídeo em alta definição em um mesmo pacote.

"Em nosso esforço continuado para manter um preço baixo, a OLPC está atualizando o hardware para se aproveitar das tecnologias mais recentes", afirmaram representantes do grupo.

Em janeiro, a AMD revelou ter planos de descontinuar o Geode, o que alimentou incertezas a respeito das futuras versões do XO.

O hardware atualizado também terá mais memória e armazenamento. Os novos laptops incluirão 1 GB de RAM e entre 4 GB e 8 GB de espaço interno, contra 256 MB de memória e 1 GB de espaço nos atuais portáteis.

Os primeiros portáteis com nova configuração estão disponíveis em agosto. A OLPC não divulgou um prazo para as vendas dos novos sistemas.

Concebido para o uso por crianças em países em desenvolvimento, o XO foi o responsável direto pelo nascimento do setor global de netbooks e tem tecnologias que melhoram o consumo de energia.

Além da atualização de hardware, a organização está trabalhando na próxima geração do portátil, chamado XO-2, que usará processadores criados pela Arm.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail