Home > Dicas

One UI: dicas para utilizar a interface da Samsung em aparelhos Galaxy

Atualização no visual do sistema Android garante uma navegação mais limpa e simples nos dispositivos da Samsung. Veja alguns truques

Michael Simon, da PCWorld (EUA)

04/03/2019 às 11h35

Foto: Christopher Hebert/IDG

Se o seu Galaxy S9 foi atualizado recentemente ou você está planejando comprar um S10, então você precisa se familiarizar com o One UI da Samsung. Um review completo da Samsung Experience 9.5, que traz uma interface elegante, aplicativos redesenhados e uma nova filosofia com ênfase em interações inteligentes e rápidas. Enquanto você sente a atmosfera, aqui estão seis dicas importantes para começar com o pé direito.

Ative a navegação por gestos

A mudança mais importante para uma interface do usuário é a adição de navegação por gestos. A Samsung adotou uma abordagem diferente do Google ou da Apple com seu método, transformando o botão da barra de navegação em gestos: deslize para cima a partir da esquerda para ver seus aplicativos recentes, deslize para cima a partir do centro para ir para a home e deslize para cima a partir da direita para voltar. É um sistema simples e inteligente, mas quando você atualiza, ele fica desativado por padrão. Para ligá-lo, vá para Configurações > Display e selecione Barra de Navegação.

Por dentro, você verá duas opções para o tipo de navegação: botões e gestos em tela cheia. Toque no círculo ao lado de gestos e os botões da barra de navegação se transformarão em três linhas finas na parte inferior da tela, indicando onde você pode deslizar. Uma vez que você se sentir confortável com ele, você pode ir até o comando e desligar os indicadores completamente, invertendo as dicas do gesto.

Abra os aplicativos no modo de tela dividida

A Samsung mudou o comportamento da tela de aplicativos recentes na One UI: agora, os aplicativos rolam horizontalmente em vez de verticalmente. Com isso, surge uma nova maneira de interagir com eles. Você não precisa mais arrastar e soltar a tela para usá-la dividida ou em exibição pop-up. Basta pressionar por alguns segundos qualquer ícone de aplicativo e você terá uma lista de quatro opções. Selecione Abrir na exibição de tela dividida e o aplicativo será automaticamente fixado na parte superior do painel. Escolha um segundo app, tocando para abri-lo normalmente, e os dois serviços serão emparelhados e estarão prontos para serem usados.

Ative o modo Noturno

Outra grande mudança para a One UI é a adição de um tema escuro em todo o sistema. Ele escurece o painel de notificações, pinta aplicativos com uma cor escura e torna tudo mais ameno aos olhos. Para ativá-lo, toque na nova opção Modo noturno em configurações rápidas ou alterne o botão dedicado dentro das configurações de exibição.

Pule para a barra de endereços

O navegador da Samsung no One UI empurra botões e configurações para a barra inferior para facilitar o acesso usando uma mão. Mesmo assim, você ainda precisa esticar até a parte superior da tela para alcançar a barra de endereço. Mas há um novo truque: se você pressionar o botão home, o cursor pulará para a barra de endereço e você poderá digitar seu destino sem alterar o controle.

Gire a tela manualmente

A rotação automática pode ser ótima quando você deseja assistir a um vídeo ou alternar rapidamente para um jogo, mas pode ser um incômodo quando você está na cama ou em um carro em uma estrada esburacada. No One UI, a Samsung adotou a capacidade do Android Pie para girar sua tela manualmente. Uma interface do usuário tem o mesmo botão de rotação automática de antes, mas o comportamento é diferente quando você alterna para o Modo Retrato: quando você vira o telefone para o modo paisagem, ele ainda não gira, mas um pequeno ícone aparece no canto inferior direito. Toque nele e a tela girará e trancará a nova orientação. Quando quiser voltar, vire o telefone e toque no ícone novamente.

Suspenda rapidamente uma notificação

Se você usa gestos ou a barra de navegação antiga para se orientar, há um novo atalho integrado à interface do usuário que todos vão adorar. Para acessar a aba de notificações, basta deslizar o dedo no centro da tela para expandi-lo e passar a segunda vez para ver a seleção completa das configurações rápidas. Para se livrar disso, basta deslizar para cima. É mais fácil do que usar o sensor de impressões digitais com um minúsculo trackpad, e é uma mudança simples que eu gostaria que todos os telefones Android adotassem.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail