Home > Notícias

ONG é criada para promover sistema do laptop de 100 dólares

No mesmo dia em que OLPC confirma parceria com Microsoft pelo Windows, Walter Bender anuncia ONG para popularizar Sugar.

IDG News Service/EUA

16/05/2008 às 17h58

Foto:

O antigo presidente de software da One Laptop per Child (OLPC), Water Bender, lançou a Sugar Labs, organização para promover o desenvolvimento da interface para usuário originalmente criada para o laptop XO.

A Sugar Labs Foundation refinará o desenvolvimento do Sugar, interface para usuários da distribuição de Linux criada ao redor de ferramentas educacionais para crianças.

A fundação pretende criar distribuições do Sugar para diversos hardwares e plataformas de código aberto além do XO.

Leia mais sobre o esfacelamento da OLPC
>MS e OLPC anunciam acordo por Windows no XO
>Negroponte critica comunidade e pensa no Windows
>Acordo firma mudança na postura de Negroponte
>Diretor de software abandona rotina da OLPC

"Por ser independente de qualquer plataforma específica de hardware e por permanecer dedicada aos princípios do software livre, o Sugar Labs garante que outros poderão desenvolver diversas interfaces e aplicações escolhidas por governos e escolas", afirma o grupo.

Se o novo grupo sem fundos lucrativos ajudará a levar o Sugar para o Windows ainda não se sabe, afirmou Bender. "É difícil imaginar que a integração no Windows seja feita sem a cooperação ou participação dos desenvolvedores Sugar".

A organização tem seu próprio roadmap para desenvolver o Sugar e espera trabalhar co a OLPC.

"Até o momento, pelo menos, a OLPC continua a financiar o desenvolvimento, para antecipar uma parceria produtiva, independente do fato da OLPC oferecer versões do XO com Windows XP", afirmou Bender.
++++
Ironicamente, o Sugar Labs foi anunciada no mesmo dia em que Microsoft e OLPC revelaram um acordo que prevê que laptops XO começarão a ser vendidos com o sistema Windows XP.

Bender saiu da OLPC no último mês enquanto a fundação começava a integrar o Windows XP no XO. Sua saída lhe rende aplausos da comunidade de código aberto.

Após Bender sair, o fundador do grupo Nicholas Negroponte questionou o desenvolvimento do processo do Sugar, classificando como "fraqueza" as práticas e objetivos irreais de desenvolvimento.

Ele clamou que a comunidade de desenvolvimento se unisse e ajudasse a integrar o Sugar ao Windows para tornar o XO mais interessante a usuários.

O Sugar precisa ser separado do núcleo do Linux e tornou a plataforma "agnóstica", escreveu Negroponte. "Para fazer isto, precisaremos contratar mais desenvolvedores, trabalhar mais juntos e gastar menos tempo argumentando", afirmou ele em um e-mail aberto.

Desenvolvedores da comunidade expressaram ofensa pelos comentários de Negroponte, chamando seu apelo de vago e desmoralizando o desenvolvimento futuro do Sugar.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail