Home > Notícias

OpenOffice 3.0 atinge 3 milhões de downloads na primeira semana

Estima-se que 80% dos downloads do pacote de código aberto foram feitos por usuários da plataforma Windows.

Computerworld/EUA

21/10/2008 às 8h35

Foto:

O OpenOffice 3.0 foi baixado mais de 3 milhões de vezes em sua primeira semana, com cerca de 80% dos downloads vindo de usuários do Windows, afirmou o grupo nesta segunda-feira (20/10).

> Faça o download do OpenOffice 3.0 

O lançamento com sucesso do pacote de código aberto aconteceu mesmo com seus servidores ficando temporariamente fora do ar pela alta demanda durante a semana passada.

Apenas 221 mil downloads por usuários do Linux foram registrados, levando John McCreesh, chefe de marketing do OpenOffice, a sugerir que 90% dos usuários de Linux recebem tradicionalmente as atualizações do pacote direto do desenvolvedor da distribuição.

Muitas versões não em inglês do OpenOffice também são distribuídas em sites alternativas ou em CDs encartados em revistas, afirmou. Usuários do Mac OS X, que ganharam a primeira versão totalmente finalizada do OpenOffice, registraram 320 mil downloads na primeira semana.

A partir dos dados de download, o grupo estima que o pacote pode estar instalado já em cerca de 5 milhões de computadores em todo o mundo. O objetivo do OpenOffice é ganhar 40% do mercado de pacotes corporativos até 2010. Principal rival do pacote aberto, o Office, da Microsoft, tem cerca de 550 milhões de usuários, segundo dados da empresa.

O uso total do OpenOffice permanece pequeno, ainda que o software seja gratuito em razão dos medos de compatibilidade de documentos e da estratégia agressiva de divulgação da Microsoft.

O OpenOffice 3 atenua alguns medos de adoção pela sua capacidade de abrir qualquer tipo de documento para o Office, incluindo o formato Office OpenXML, ainda que não possa salvar nativamente arquivos no padrão.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail