Home > Notícias

OpenOffice é mais popular que Google Docs nos EUA

Maior rival do Microsoft Office, que tem 51% do mercado, é o OpenOffice, com 5%, mais que o 1% de participação do Google Docs.

ComputerWorld/EUA

17/11/2008 às 9h36

Foto:

O pacote gratuito de aplicativos OpenOffice.org é 5 vezes mais popular que o Google Docs entre os internautas dos Estados Unidos, diz pesquisa conduzida pela ClickStream Technologies.

O Microsoft Office continua dominante no mercado, com participação de 51% entre os usuários norte-americanos acima de 18 anos de idade.

O OpenOffice.org é usado por 5% das pessoas, enquanto 1% usa o Google Docs. Em seis meses (entre maio e novembro de 2008), o OpenOffice.org também foi usado com maior freqüência pelas 2.400 pessoas que responderam ao questionário: 8,7 dias, contra 1,5 dia de uso do pacote do Google. A média de tempo de uso do OpenOffice foi de 9,3 minutos ,contra 3,4 minutos do Google Docs.

Os números provam a declaração do Chief Executive Officer (CEO) da Microsoft, Steve Ballmer, durante uma palestra na conferência do Gartner em outubro. "Temos um rival muito melhor que o Google Docs e  o Spreadsheets. Os rivais maiores são o OpenOffice e o StarOffice".

A Microsoft está preparada para fortalecer ainda mais sua liderança com o Office Web e as versões online de seus produtos Exchange e SharePoint, que devem ser anunciados nesta segunda-feira (17/11).

O recente OpenOffice 3.0, teve uma primeira semana muito forte, com mais de 3 milhões de downloads. Após um mês, o pacote havia registrado 10 milhões de downloads.

A pesquisa da ClickStream aponta que 68% dos usuários do Google Docs também usaram o Microsoft Word ao menos uma vez. Já os usuários do OpenOffice realmente não usam o Word.

"Embora o Google Docs and Spreadsheets tenha sido elogiado como um potencial rival do Microsoft Office, o OpenOffice é atualmente o mais provável pacote de aplicativo a tomar essa posição, um possível indicador da valorização do processamento local e offline permitido pelos aplicativos instalados", disse a pesquisa.

Em resposta às descobertas da ClickStream, um porta-voz do Google disse que "o Google Docs tem milhões de usuários ativos e hospeda dez milhões de documentos. Temos visto um forte e estável crescimento desde seu lançamento, há dois anos, à medida que as pessoas estão se transferindo para cloud computing para acessar e colaborar em documentos online".

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail