Home > Notícias

Opera corrige bugs e critica Mozilla por revelação irresponsável

Opera critica Mozilla e diz que revelação do bug foi irresponsável, pois detalhes foram publicados sem dar tempo a ajustes.

Computerworld/EUA

21/02/2008 às 10h56

Foto:

A Opera Software ajustou três bugs em seu navegador na terça-feira (19/02), incluindo um que foi motivo de disputa com a rival Mozilla Corp.

A atualização Opera 9.26 corrige uma vulnerabilidade séria, que poderia ser usada por agentes maliciosos para manipular alguns arquivos de imagem, garantindo acesso ao histórico de navegação do usuário.

Mas foi um bug menos perigoso que chamou a atenção do gerente de testes de desktop da Opera, Claudio Santambrogio. Em um post publicado na última quinta-feira (14/02), ele usou a falha para tirar satisfação com a Mozilla.

“A Mozilla nos notificou desta questão de segurança um dia antes de revelar seu documento público. Eles não esperaram que providenciássemos um ajuste”, diz Santambrogio. “Eles mantiveram os detalhes do código fechados ao público por alguns dias, mas agora abriram para todos.”

O bug foi um dos que a Mozilla corrigiu na atualização 2.0.0.12 do Firefox, e poderia levar os usuários a fazer o upload de códigos maliciosos. A Opera admitiu a existência da falha.

Apesar de Santambrogio afirmar que a Mozilla revelou detalhes do bug no site Bugzilla antes que a Opera o fixasse, a mensagem está atualmente travada, sem acesso sequer a usuários que possuem uma conta no site.

Santambrogio censurou a Mozilla por não seguir a regra informal de “revelação responsável” - ou seja, os pesquisadores devem aguardar até as empresas corrigirem um bug antes de revelar publicamente os detalhes da vulnerabilidade.

“A Opera está sempre comprometida não somente em proteger seus usuários, mas tornar a web um ambiente seguro”, diz. A Mozilla não quis comentar o assunto.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail