Home > Notícias

Opera libera versão final do Opera Mini 4.2, compatível com Android

É a primeira versão do navegador para dispositivos móveis que roda na plataforma operacional criada pelo Google.

Redação da PC WORLD

25/11/2008 às 11h35

Foto:

opera_logo_150.jpgA Opera Software anunciou nesta terça-feira (25/11) que a versão final do Opera Mini 4.2 já está disponivel para download. De acordo com a desenvolvedora, testes realizados com usuários nos Estados Unidos mostram que a nova versão do browser para celulares podem melhorar a velocidade de navegação móvel em até 30%.

Ao lado do Nokia Browser, do Internet Explorer e o do Safari (leia comparativo de browser móveis), o navegador da Opera é uma das opções de navegador móvel disponível para que utiliza telefones celulares e smartphones para navegar na web, ainda que alguns deles sejam restritas a algumas plataformas, como é o caso do Safari no iPhone.

Segundo a desenvolvedora, o Opera Mini 4.2 torna oficial a compatibilidade do browser com o Android, sistema operacional aberto do Google e que roda atualmente no HTC G1, e que se torna a "primeira alternativa de navegador na plataforma".

“Estamos tornando nosso produto melhor, mais veloz, mais funcional, adicionando recursos e garantindo que ele esteja disponível para todos”, diz Jon von Tetzchner, CEO, Opera Software. “Nosso suporte à plataforma Android ajuda a alcançar a nossa missão de estar disponível em mais plataformas, em mais aparelhos e atingir mais usuários, em qualquer lugar do mundo”, completa o executivo em comunicado divulgado pela empresa.

opera_mini_screenshot.jpg

Opera Mini 4.2: mais rápido, customizável e compatível com o G1

O Opera Mini 4.2 está disponível em mais de 90 idiomas, incluindo Português do Brasil, vem com skins que permitem ao usuário adequar o visual do programa a seu gosto, permite suporte para anotações por meio do Opera Link, para sincronia das notas entre o celular e PC do usuário.

O mecanismo de compressão que compacta os dados antes de estes serem enviados ao celular deixa o navegador mais rápido. A Opera diz que testes realizados com a versão 4.2 mostram que o Opera Mini aumentou em até 30% a velocidade de navegação móvel de usuários nos Estados Unidos.

A Opera também implementou melhorias do protocolo RTSP para ampliar a compatibilidade de reprodução de vídeos online nos telefones celulares.

De acordo com a desenvolvedora do browser, o software já conta com 21 milhões de usuários únicos mensais que totalizaram 5 bilhões de páginas navegadas em outubro de 2008.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail