Home > Notícias

Opera Mini atinge marca de 1 milhão de downloads

Um dia exato após lançamento, minibrowser para iPhone e iPad já havia sido baixado 1.023.380 vezes, afirma empresa; versão para iPad ainda é dúvida.

Computerworld/EUA

16/04/2010 às 19h57

Foto:

Mais de 1 milhão de cópias do Opera Mini, navegador da Opera Software para iPhone, foram baixados nas primeiras 24 horas de disponibilidade, afirmou um executivo da empresa na quinta-feira (15/4).

O navegador, que se diferencia do Safari por comprimir as páginas web nos servidores da Opera antes de mandá-las ao smartphone, foi aprovado pela Apple para inclusão em sua App Store na segunda-feira (12/4), três semanas após a submissão.

"Nós estivemos no topo das listas de todas as 22 App Stores", disse o vice-presidente de produtos móveis da Opera, Dag Olav Norem. Atualmente, o Opera Mini é o número um em 14 das 22 listas de aplicações gratuitas, e em nenhuma delas está abaixo da terceira colocação. Nos EUA, o navegador é o número 2.

Norem não quis dar detalhes dos números de download em cada mercado, mas disse que os EUA lideram, já que é o país com maior usuários de iPhone.

Citando dados de quinta-feira, a Opera afirmou que o Mini foi baixado 1.023.380 vezes para aparelhos móveis da Apple.

Compressão
O Opera tem argumentado que o Mini é uma alternativa mais rápida ao Safari no iPhone e no iPod Touch. Segundo a empresa, o navegador é até seis vezes mais rápido na renderização de uma página, graças à intensa compressão - de até 90% - pela qual passam os dados antes de chegar ao navegador.

Norem não quis comprometer a Opera com uma versão específica para o iPad, o novo tablet de mídia da Apple. Ele apenas repetiu o que outros executivos da empresa já disseram, que poderá haver uma versão para iPad se os usuários da Apple aceitarem o Opera Mini no iPhone.

A Opera fornece gratuitamente o Mini para o iPhone, apoiando-se em receitas provenientes de acordos de busca. A Opera tem acordos com diversas operadoras móveis, incluindo a AT&T - parceira exclusiva da Apple no iPhone - para criar versões personalizadas do navegador a outros smartphones.

O Opera Mini pode ser baixado sem custos na iTunes App Store.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail