Home > Notícias

Opera promete experiência de desktop em novo browser para celular

Versão 9.5 do navegador deve carregar páginas duas vezes mais rápido do que a versão Mobile do Internet Explorer da Microsoft.

Por Techworld / Reino Unido

06/02/2008 às 17h54

Foto:

A Opera Software anunciou na terça-feira (05/02) a mais nova versão do navegador para smartphones Opera Mobile, que promete ao usuário uma experiência semelhante à de browsers para computadores.

Leia também:
> Antivírus para celular: comparamos três alternativas

A principal característica do Opera Mobile 9.5 é a ferramenta Presto e sua rapidez para carregar páginas, que podem ser abertas com velocidade duas vezes e meia maior do que a do Internet Explorer Mobile, da Microsoft, afirma a desenvolvedora. A Presto também melhora a resposta dos sites em linguagens mais pesadas como JavaScript e AJAX.

“O Opera Mobile é o resultado do compromisso de oferecer a usuários de celulares uma experiência na Web com qualidade”, disse Jon von Tetzchner, Chief Executive Officer (CEO) da Opera Software.

“As novidades do Opera Mobile 9.5 e o acesso mais fácil à informação tornaram a experiência em navegadores móveis mais atraente, o que pode futuramente estimular a adoção da Internet móvel”, ele acrescenta.

Além da velocidade, o Opera Mobile 9.5 ganhou outras ferramentas úteis. Por exemplo, a ferramenta Zoom and Pan torna a leitura de documentos mais agradável. O novo browser também salva páginas para navegação offline, possui gerenciador de senhas e a função que completa endereços da Internet.

O Opera Widgets - para miniaplicativos - permite que o conteúdo seja acessado pela tela inativa do aparelho e o usuário pode ligar para números a partir de sites e enviar imagens da Internet pelo MMS ou por e-mail. A nova interface tem até um modo descansar, ativado quando o usuário fica muito tempo sem mexer na tela,  possibilitando que ele visualize o site com tela cheia.
++++
O Opera Mobile está instalado em cerca de 100 milhões de aparelhos celulares das maiores fabricantes e operadoras do mundo, como HTC, Motorola, Nokia, Samsung, Sony Ericsson e T-Mobile. O Opera Mobile 9.5 estará disponível em todas as plataformas mais importantes, incluindo Symbian, Windows Mobile e Linux, tanto como navegador quanto como kit de desenvolvimento de software.

De acordo com a empresa de pesquisa In-Start, o mercado mundial de smartphones irá crescer a uma taxa anual 30% maior nos próximos cinco anos, superando as vendas de notebooks.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail