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Operadoras de telecomunicações terão metas para reduzir reclamações

Procon-SP vai criar "parâmetros mínimos de redução" para as companhias que lideram lista de queixas de consumidores.

Redação do IDG Now!*

16/03/2010 às 13h13

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O Procon-SP vai estabelecer metas de redução de reclamações para as empresas que lideram o ranking de queixas feitas pelos consumidores. As companhias terão que comunicar aos clientes quais são suas metas. “Trabalhamos com tolerância zero, mas, em princípio, será possível estabelecermos parâmetros mínimos de redução [das reclamações]" , afirma o diretor de Atendimento do Procon-SP, Robson Campos.

Segundo ele, as empresas que estão na lista das que mais recebem reclamações - as de telefonia fixa, bancos, telefonia móvel e fabricantes de celulares, por exemplo - devem vir a público e se comprometer a ter serviços e produtos de qualidade.

Embora o número de queixas contra os serviços de companhias de diferentes setores seja elevado, o órgão acredita que houve conquistas importantes nos últimos no que se refere à defesa do consumidor.

Entre tais conquistas estão a criação da Nota Fiscal Paulista (que dá créditos em dinheiro ou descontos no pagamento do IPVA a consumidores que solicitarem a nota fiscal em estabelecimentos comerciais do Estado) e a proibição de ligações de telemarketing sem a autorização prévia dos clientes. Para o diretor do Procon-SP, são conquistas importantes que “foram ao encontro dos anseios da população”.

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