Home > Notícias

Operadoras móveis TIM e Claro terão lojas de aplicativos em 2010

Criação de softwares abre mercado para profissionais de tecnologia e oportunidades para operadoras e fabricantes no Brasil,

Andrea Giardino e Fabiana Monte, da Computerworld

24/11/2009 às 22h52

Foto:

Nos primeiros meses de 2010, TIM e Claro pretendem colocar no mercado brasileiro suas lojas de aplicativos. O movimento das duas operadoras de telefonia celular segue uma tendência inaugurada pela Apple, como o iPhone e, depois, adotada por diversas outras empresas, como Microsoft, RIM e Nokia. Nos Estados Unidos, a Sprint, terceira maior operadora de telecomunicações do país, também anunciou a intenção de lançar sua loja de aplicativos no próximo ano.

Nesse novo modelo, fabricantes de dispositivos têm a possibilidade de criar portais na internet para oferecer aplicativos que podem ser baixados por seus clientes. Antes do lançamento da App Store eles concentravam as ofertas baseadas em downloads de jogos e ringtones. À primeira vista, este cenário com inúmeros competidores parece gerar uma disputa ferrenha entre fabricantes e operadoras para conquistar o usuário na disputa pelo download. Mas, na verdade, cria novas possibilidades para todo o ecossistema envolvido: operadoras, fabricantes e desenvolvedores.

>> Leia reportagem completa na Computerworld 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail