Home > Notícias

Operadoras podem ser obrigadas a liberar VoIP via iPhone

Comissão Europeia prepara documento alegando que operadoras usam poder de mercado para bloquear serviços inovadores, como VoIP

Redação do IDG Now!

13/04/2009 às 10h47

Foto:

A Comissão Europeia pode obrigar operadoras a permitir serviços de VoIP, como os oferecidos pelo Skype, em celulares como o iPhone. Segundo o TG Daily, a comissária Viviane Reding iniciou a ação alegando que as operadoras usam seu poder de mercado para bloquear "serviços inovadores".

As operadoras de telefonia móvel da Europa têm se prevenido contra aplicativos de voz sobre IP (VoIP), o que pode atingir seus serviços tradicionais. Um jornal alemão chamado Handelsblatt afirmou que a área de telecomunicações da Comissão Europeia já preparou um documento que garantiria a abertura de todos os smartphones para serviços VoIP.

Atualmente, cada país da Europa tem autonomia para decidir como lidar com a questão dos serviços de internet.
 
Serviços VoIP sempre foram um assunto delicado para tradicionais companhias de telecomunicações. Inicialmente, como ameaça à telefonia fixa e, agora, nos serviços wireless. O fato de aparelhos como iPhone e G1 permitirem conexões sem fio pode fazer com que usuários efetuem chamadas de forma mais barata que usando os serviços de dados das operadoras.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail