Home > Notícias

Opinião: o Windows Phone 7 vai superar o iPhone? Fala sério!

Apesar de a consultoria IDC dizer que o sistema da Microsoft estará atrás apenas do Android até 2015, é mais fácil os porcos voarem que isso acontecer

Preston Galla - Computerworld/EUA

01/04/2011 às 16h25

Foto:

As vendas do Windows Phone 7 ganharão fôlego, deixando o iOS, sistema operacional do iPhone, comendo poeira. Com isso, até 2015, o software da Microsoft será o segundo mais popular entre os smartphones, perdendo apenas para o Android. É o que diz a consultoria IDC. Só falta citar no estudo que os porcos vão voar.

O documento fala em uma participação de 20,9% do mercado para o Windows Phone 7, em 2015, contra os atuais 5,5%. Já o iOS terá uma pequena queda, de 15,7 para 15,3%, nesse intervalo. Já o Android continuará absoluto, pulando de 39,5% para 44,5%.

Segundo a consultoria, o forte crescimento do software da Microsoft se deverá ao acordo com a Nokia. Sou um grande fã do negócio fechado entre as duas companhias. Ele será bom para ambas as empresas. E representa a única maneira de o Windows Phone 7 ter uma chance de sobrevivência.

wp7_chamada-300px.jpg

Windows Phone 7: ainda há um caminho longo para poder enfrentar o iOS

Transição 

Apesar disso, acredito que as previsões da IDC estão longe do alvo. Para começar, serão necessários dois anos para que a transição da Nokia para o Windows Phone 7 esteja completa.

Número de fabricantes 

Além disso, um único fabricante não é capaz de dar à Microsoft toda essa participação de mercado, mesmo sendo um nome (atualmente) com grande market share.

Operadoras 

Com o objetivo de ganhar tanta participação de mercado, também será necessário forte apoio das operadoras, principalmente nos Estados Unidos. Veja o que tem a dizer o diretor de tecnologia da operadora Verizon, Tony Melone: "Não precisamos de parcerias com Nokia e Microsoft. No momento, os três sistemas que queremos para nossa rede são Android, iOS e o da RIM”.

Ele não é melhor 

E o mais importante: o sistema da Microsoft precisa ser superior ao do iPhone para crescer tanto. Acredito que o Windows Phone 7 é muito bom para um smartphone. Mas não é tão bom quanto o iOS.

Por toda essas razões, não acredito que o WP7 vai superar o iOS até 2015. Da mesma forma que não espero ver porcos com asas.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail