Home > Notícias

Opinião: 10 recursos que gostaríamos de ver no iOS 7

Sistema móvel da Apple está sem grandes novidades há algum tempo e hora é de mudança. Lista inclui melhorias na tela home, pontos de acesso e compartilhamento.

Macworld / EUA

29/04/2013 às 11h22

ios7_43502.jpg
Foto:

Como um relógio, a Apple lançou uma nova versão do seu sistema móvel iOS em todos os verões (nos EUA, entre junho e setembro) desde 2008, e não esperamos que este ano seja diferente. O iOS 7 deve ser apresentado oficialmente durante a conferência WWDC 2013, que acontece entre 10 e 14 de junho em San Francisco, nos EUA, com ingressos esgotados. Rumores recentes apontam que o sistema deve passar por uma grande reformulação, que ficaria a cargo do designer Jonathan Ive.

Mas após cinco anos de melhorias no sistema, a perspectiva para o iOS é decididamente diferente. A Apple já corrigiu muitas das falhas e ausências presentes nas versões anteriores do software, e recentemente os rivais da companhia conseguiram chegar mais e mais perto da vantagem obtida pela Apple por ter saído na frente em 2007 com o iPhone original. Então, com isso em mente, vamos dar uma olhada em alguns dos recursos que gostaríamos de ver nessa próxima atualização do iOS.

Pontos de controle

Muitos de nós concordamos que determinados recursos usados com frequência no iOS poderiam ser acessados de maneira mais fácil. Por exemplo, seria útil se um widget da Central de Notificações permitisse aos usuários habilitarem ou desabilitarem facilmente funções como Modo Avião, Bluetooth, e Wi-Fi sem precisar passar por vários níveis do app Ajustes. Certamente é possível tornar a interface mais fácil sem comprometer sua elegância e simplicidade (Dan Moren).

Uma nova home

A tela inicial do iOS é um clássico: ela funciona, e é imediatamente óbvio que você está olhando para uma coleção de aplicativos. Mas ela não possui uma boa proporção. Tenho inveja das alternativas de tela inicial disponíveis para os usuários Windows Phone e Android -  e das telas de bloqueio mais "ricas" desses aparelhos. O iOS 7 deveria trazer mais opções para a organização de apps, e oferecer widgets ou outros módulos fornecedores de informação nas telas inicial e de bloqueio. Nossos iPhones e iPad poderiam ficar ainda mais úteis, sem mesmo precisarmos abrir apps específicos (Lex Friedman).

Arquivar no “sistema de arquivos”

Sim, a Apple está tentando acabar com o sistema de arquivos da mesma maneira que fez com o floppy disk e com o disco óptico – mas, no momento, o substituto apenas não estão dando certo. Quem já tentou mover um documento entre aplicativos iOS  conheceu a “alegria” que é ter uma cópia do seu arquivo em cada aplicativo, e nenhuma maneira fácil para saber qual delas é a versão mais atual. A solução não precisa ser voltar para as antigas caixas de diálogo Open/Save, mas o iOS realmente precisa de algum tipo de sistema para permitir a fácil troca de dados entre aplicativos nativos (Dan Moren).

Bom compartilhamento de imagens

O iOS 6 introduziu o conceito de Compartilhamento de Fotos (Shared Photo Streams). Mas apesar de a ferramenta facilitar o compartilhamento de fotos com amigos e familiares, ainda há espaço para melhorias. Atualmente, se você e um amigo quiserem compartilhar fotos um com o outro, precisam de dois Compartilhamentos de Fotos – um de cada. Da mesma forma, se eu quiser compartilhar imagens de um evento com vários amigos, cada um de nós precisa ter seu próprio Compartilhamento de Imagens. Essa função deveria ser menos sobre “transmitir” suas fotos, e mais sobre, bem, compartilhá-las (Dan Moren).

Multitarefa múltipla

O iOS 4 adicionou multitarefa, e foi ótimo. Mas agora, quase três anos depois, o recurso parece estar um pouco abaixo do necessário. O recurso de dar dois toques no botão home para mostrar seus aplicativos abertos recentemente é legal, mas a Apple poderia fazer mais quanto a isso – muito mais. Em vez de apenas mostrar ícones de aplicativos, talvez o iOS pudesse exibir imagens dos seus outros aplicativos rodando, para te dar um senso mais claro de onde você parou. Também parece que a Apple precisa fazer algo para deixar mais claro aos consumidores que eles não precisam forçar o fechamento de todos os seus apps abertos; até mesmo um simples indicativo de quais aplicativos estão consumindo recursos em segundo plano poderia resolver o caso (Lex Friedman).

Diminuir a sobrecarga de notificações

Por anos, pedimos por notificações melhores no iOS. Mas, de algumas maneiras, a chegada da Central de Notificações no IOS 5 criou mais problemas do que resolveu. Apesar de ter um repositório central de todas as notificações que chegam ser algo útil às vezes, muitas vezes a Central de Notificações torna-se uma pilha enorme de notificações que você viu mas não precisava fazer referência. Então fazemos a dança: abrir a Central de Notificações, tocar no botão X para um app, então tocar em Limpar (clean). A Central de Notificações deveria ser mais inteligente quanto a limpar notificações antigas e "passadas" - ou, ao menos, permitir que os usuários escolham por quanto tempo querem mantê-las. Além disso, deveria existir um controle melhor sobre o que aparece na Central de Notificações em primeiro lugar. Por exemplo, você deveria poder especificar de quais dos seus calendários a ferramenta "puxa" os eventos (Dan Moren).

Edição de texto melhorada

Esperamos bastante tempos para a Apple trazer o recurso “copiar e colar” para o iOS, e apesar dele funcionar, ainda parece desagradável. Minha mãe sempre encontra problemas com ele, e estaria mentindo se dissesse que nunca xinguei enquanto tentava colocar aquele cursor precisamente onde quero no meu iPhone. Esse não parece um problema fácil de ser resolvido, mas a Apple certamente está à altura da tarefa: seleção de texto, edição, e até mesmo digitação continuam em suas “infância” nos aparelhos telas touch. Quando apareceu pela primeira vez, o teclado na tela do iOS estava entre os melhores; é hora de a Apple deixar essa funcionalidade onipresente um pouco mais madura (Lex Friedman).

AirDrop no iOS

O recurso AirDrop, do OS X, que te permite trocar arquivos com outros usuários de Mac por meio de uma conexão Wi-FI peer-to-peer é geralmente amaldiçoado, mas o iOS é aonde o recurso poderia ser realmente útil. Claro, você pode enviar arquivos por e-mail ou via iMessage, mas não seria legal poder compartilhar de maneira rápida e fácil imagens, vídeos, e outros arquivos com seus amigos próximos (fisicamente) com apenas alguns toques no aparelho? (Dan Moren)

Opções de som mais refinadas

As opções de alertas de áudio e outras configurações de som do iOS são relativamente escassas em comparação ao que está disponível em outros tablets e smartphones do mercado. E, além disso, elas são confusas. Se você mutar um iPhone ou iPad, alguns sons ficam no mudo, mas não todos; de forma similar, se você baixar o volume até o zero, essa configuração se aplica a alguns aplicativos e alguns sons e notificações, mas não todos. O resultado é que eu nunca sei se meu iPhone está completamente mudo (ou apenas parcialmente). As pessoas reclamam disso há anos e já passou da hora de a Apple resolver o problema.

Por outro lado, quando um fone de ouvido Bluetooth está conectado, caso ele suporte A2DP, então todo o áudio é direcionado para o headset. Então se você tirar o fone do ouvido – e confie em nós, você deveria fazer isso quando não estiver usando-o de forma ativa – não vai ouvir nenhum dos alertas de áudio do aparelho. Gostaria de ver uma opção na tela Sons do app Ajustes chamada algo como “Enviar alertas de áudio via Bluetooth” que pode ser habilitada e desabilitada (Dan Frakes).

Hora do Siri sair do beta

O assistente pessoal da Apple era impressionante quando foi lançado em 2011, mas agora precisa de algumas melhorias. Não é apenas uma questão de expandir a lista de serviços compatíveis, que a Apple faz de forma lenta e sem irregularidade, mas também de melhorar o desempenho do Siri. Apesar de o Google Search não conseguir duplicar todas as capacidades do Siri, é impossível negar que ele é incrivelmente rápido – o Siri poderia ganhar uma dose parecida de velocidade. Além disso, é hora de resolver muitas das deficiências do Siri, como sua inabilidade para ler seu e-mail ou interagir com suas configurações. Também vale notar que o Siri ainda NÃO tem suporte para português do Brasil e diversos outros idiomas. É hora do Siri ficar melhor (Dan Moren).

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail