Home > Notícias

Opinião: 10 recursos que gostaríamos de ver no iPad mini

Versão menor do tablet, com tela de 7,85 polegadas, deve ser apresentada em 23/10. Veja o que gostaríamos que a Apple fizesse no novo aparelho.

Macworld / EUA

16/10/2012 às 16h25

Foto:

A Apple anunciou nesta semana um evento especial para a imprensa na próxima terça-feira, 23/10, em que deve apresentar o tão falado iPad mini.

Pensando nisso, separamos 10 recursos que gostaríamos de ver na versão menor do iPad, que deve ter uma tela de 7,85 polegadas, segundo os rumores mais recentes.

Vale notar que essa não é uma lista do que a Apple deve realmente adicionar ao iPad mini, mas sim o que gostaríamos de ver no gadget. Para facilitar essa distinção, demos uma nota de probabilidade para cada um dos recursos, indo de 0 a 10.

E aí, o que achou da nossa lista? Deixe sua opinião nos comentários abaixo.

appleconvite2310_390

Convite do evento de 23/10, quando deve ser apresentado o iPad mini

1. Suporte para redes 4G/LTE

Como essa conectividade já está presente no iPhone 5 e no novo iPad, seria uma ótima adição ao iPad mini. E quem sabe dessa vez as frequências disponíveis do aparelho sejam compatíveis no Brasil – vale notar que o 4G só deve começar a funcionar parcialmente no país no próximo ano, em razão da Copa das Confederações. 

Pelo fato de a Apple ter sido “levada” para o mercado de tablets menores por causa do sucesso de rivais Android como o Google Nexus 7 e o Amazon Kindle Fire HD, é esperado que o iPad mini siga a mesma faixa de preço desses aparelhos. Assim, recursos não-essenciais como 4G (e até 3G) podem ser descartados pela empresa para ficar na casa dos 200 dólares.

Probabilidade: 3/10

2. Tecnologia NFC

Foi um pouco surpreendente o iPhone 5 não ter ganhado a inclusão da tecnologia NFC (near field communication). Em vez disso, a Apple optou pelo seu novo recurso do iOS 6, o Passbook, que utiliza códigos de barra exibidos na tela, e honestamente é uma solução meio pobre para a ausência do NFC. 

A Apple provavelmente manterá seu novo recurso Passbook no iPad mini, e tentará alancá-lo em vez do NFC. É quase como se fosse uma pequena guerra do tipo “VHS vs Betamax”. Vamos ver como vai acabar.

Probabilidade: 3/10

3. Tela Retina

Agora estamos em território familiar para a Apple. Todos os novos produtos da companhia estão vindo equipados com lindas telas Retina, seja  um smartphone, tablet, ou notebook. Um iPad mini com Tela Retina e um preço razoável certamente seria uma mensagem forte para a concorrência.

Probabilidade: 7/10

4. Siri

Ah, o Siri. Esse recurso é um pouco estranho já que é algo que todo mundo quer, mas quem é sortudo o bastante para tê-lo acaba não usando-o da maneira como foi pensado – mas sim para fazer perguntas engraçadas ao assistente. E vale notar que até o momento nada de suporte para o português. Apesar disso, um iPad mini com Siri é melhor do que um iPad mini sem ele. E não é necessário um hardware muito complicado para o Siri funcionar em aparelhos iOS. Por isso, a presença dele é uma aposta provável.

Probabilidade: 6/10

5. Slot para cartão MicroSD

Até hoje, a Apple foi extremamente rígida quanto a inclusão de slots de memória expansível nos aparelhos iOS. Mas isso não significa que não seja algo desejado pelos usuários. No entanto, apesar de querermos estar errados, realmente não conseguimos ver a Apple liberando o recurso justamente no iPad mini.

Probabilidade: 1/10

6. Google Maps

A perda do Google Maps nos aparelhos iOS foi algo grande. Ele era um dos aplicativos mais usados e apreciados pelos usuários, mas agora foi embora (para quem atualizou para o iOS 6). Acho que todos concordamos que ter um iPad mini com pelo menos a escolha de poder ter o Googel Maps seria um recurso legal. No entanto, Apple e Google não exatamente melhores amigos no momento. A boa notícia é que caso as empresas “façam as pazes”, não demoraria muito para a chegada de um novo app do Google Maps para iOS – o problema é que isso não parece muito provável atualmente.

Probabilidade: 3/10 

7. Navegação web com Flash

Ok, esse é meio que um sonho já que os aparelhos iOS e o Adobe Flash não cabem na mesma frase há um bom tempo. Mas ter um tablet com um navegador realmente capaz é algo de bastante apelo, por isso gostaríamos de ver esse recurso rejeitado por Jobs no iPad mini. Como dissemos no início, não passa de uma ilusão já que isso não vai acontecer.

Probabilidade: 1/10

8. Caneta Stylus

Steve Jobs dizia que um tablet menor que o iPad exigiria que as pessoas teriam de “diminuir” a extensão dos dedos para usá-lo apropriadamente. Por isso, com um iPad menor teoricamente a caminho, seria natural pensar que a Apple pensou em um modo de as pessoas usarem o aparelho sem essa “diminuição” dos dedos. A solução mais simples seria incluir uma caneta stylus, presente em alguns rivais Android.

Apesar de ser algo inédito nos aparelhos da Apple, é algo que pode acontecer. Simplesmente porque a empresa de Cupertini lutou por anos contra a ideia de um tablet menor e agora finalmente parece ter cedido. Por isso, por que não ceder mais um pouco e adicionar o antes desprezado acessório?

Probabilidade: 7/10

9. Saída HDMI

Todos sabemos que a Apple ama sua portas únicas, mas não seria ótimo se o iPad mini viesse equipado com uma saída HDMI? Imagine isso, você compra um filme pelo iTunes no trabalho, faz o download, começa a assistir no caminho, e então pode terminar de assistir numa TV grande na sua casa sem nenhum incômodo. Muito Apple isso, não? Mas vale notar que é mais provável que a companhia prefira que você “espelhe” seu iPad mini pela Apple TV (ou com um adaptador).

Probabilidade: 3/10

10. Ligações telefônicas

Nós sabemos, isso tecnicamente tornaria o iPad mini mais uma espécie de “iPhone gigante”. Mas se o iPad mini vai ter conectividade celular, então por que não ir até o fundo e habilitar o tablet para receber e realizar chamadas? É uma adição difícil porque a Apple realmente não gosta de “embaçar” as linhas entre seus produtos, e um recurso desse tipo aumentaria desncessariamente o preço do iPad mini.

Probabilidade: 2/10

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail