Home > Notícias

Opinião: 5 recursos que o iOS precisa para bater o Android

Confira alguns itens que fazem falta ao sistema da Apple; versão 5.0 deve ser apresentada durante evento da empresa em junho

Jared Newman - PC World / EUA

29/03/2011 às 18h38

Foto:

Enquanto a Apple se prepara para falar sobre o futuro do iOS (e provavelmente lançar o iPhone 5) na WWDC 2011, em junho, é hora de pensar em uma "lista de desejos" para o sistema do iPhone.

Há cerca de dois anos, comprei um iPhone 3GS, quando o sistema da Google ainda tinha uma participação pequena no mercado móvel. Muita coisa mudou desde então e os recursos ausentes no aparelho da Apple me fizeram ficar tentado a mudar para um smartphone Android.

Sei que o Android possui alguns recursos que o iPhone provavelmente nunca terá, como suporte para Flash, aplicativos oficiais à venda fora da App Store (para isso, só com jailbreak), e a habilidade de configurar navegadores de terceiros como padrão. Por isso, vamos focar em coisas mais realistas. Seguem, abaixo, cinco recursos que podem me fazer continuar (ou não) com o iPhone.

ios4300

iOS: nova versão deve chegar em junho

Mais comandos de voz
Ultimamente, tenho utilizado serviços de rádio na Internet, como Pandora e MOG para música, mas os comandos de voz do iPhone só podem acessar a minha velha biblioteca local de músicas. Já os comandos de voz do Android podem abrir serviços de música de terceiros. Eles também podem ditar e-mails e mensagens de texto, e apesar de o iPhone ter um aplicativo para isso, seria melhor possuir uma lista completa de comandos de voz embutida no iOS.

Navegador de GPS guiado por voz nativo
Apesar de ter baixado o app para iPhone Mapquest, que inclui navegação por voz passo a passo, acabei voltando para o aplicativo nativo Mapas. É difícil evitar isso ao tocar em um endereço no navegador de web ou outro app, porque não há como eles te enviarem diretamente para o Mapquest. O iPhone têm ficado sem um GPS nativo guiado por voz por tempo demais.

Sincronização wireless com o iTunes
Em um mundo perfeito, os usuários do iPhone não teriam que depender do iTunes para atualizar o sistema e sincronizar seus arquivos de mídia. Mas eu já ficaria feliz com atualizações de sistema e sincronização multimídia por meio de uma rede wireless local. Isso é tecnicamente possível – a Apple já até rejeitou um aplicativo que faz isso – só precisamos de uma solução oficial.

Notificações melhores
A grande caixa azul do iOS para mensagens de texto e outras notificações precisa sumir. Ela é intrusiva e não oferece nenhuma maneira para os usuários visualizarem as notificações na ordem de sua escolha. A barra de notificações do Android é melhor, mas o iOS poderia usar algo um pouco mais perceptível sem ser “impossível de ignorar” como a caixa azul de texto.

Multitarefa melhor
Pensei em colocar widgets na tela inicial nesta lista, mas duvido que a Apple fosse "arruinar" sua tela inicial com esse tipo de bagunça. Em vez disso, que tal uma multitarefa que seja mais fluida do que o método atual de dar dois toques no botão home, selecionar um app e então dar outro toque duplo?

Os smartphones Android também poderiam usar um sistema melhor. Com os tablets Android 3.0 usando um menu baseado em software e pequenas imagens para mostrar aplicativos abertos, penso que a Google está indo na direção certa. Espero que a Apple faça o mesmo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail