Home > Notícias

Opinião: cinco melhorias que queremos ver no iOS 6

Com a WWDC 2012 cada vez mais perto, separamos algumas mudanças que seriam mais do que bem-vindas na próxima versão do sistema móvel da Apple

Macworld / EUA

17/05/2012 às 13h13

Foto:

Com o impacto cada vez maior que o iPhone e o iPad possuem nos negócios da Apple atualmente, não deveria ser surpresa que a WWDC (Conferência Anual de Desenvolvedores da Apple) tenha um foco maior nos aparelhos móveis da empresa. Nos últimos anos, a companhia de Cupertino usa sua conferência em San Francisco para revelar novos iPhones e melhorias significativas em seu sistema iOS.

Ninguém sabe ao certo o que há por trás da cortina da WWDC deste ano, a não ser o fato de que as novas versões do iOS e do Mac OS X serão os tópicos principais de mais de 100 sessões técnicas realizadas por engenheiros da Apple. Mas como a fabricante já liberou o preview do Mountain Lion, próxima versão principal dos Macs, faz sentido que a próxima versão iOS tenha seu preview revelado durante o evento.

Com a WWDC 2012 cada vez mais perto, o evento começa em 11/6, separamos cinco melhorias principais (e outras sugestões menores) que queremos ver no aguardado iOS 6, que pode trazer o Siri para o iPad e significa o fim do Google Maps nos aparelhos móveis da Apple, de acordo com rumores recentes.

Texto mais simples

Sim, atualmente é mais fácil digitar textos no iPhone do que era quando Steve Jobs apresentou o primeiro modelo do aparelho em 2007. Mas esse processo ainda não é ótimo, especialmente quando você quer realizar ações como selecionar texto ou copiar e colar. Essas ações incrivelmente comuns são simples de fazer em um Mac, mas exigem uma precisão relativamente chata para digitar no iOS.

Gostaríamos de ver o iOS 6 oferecer alguns meios para simplificar gestos comuns como esses. Um vídeo recente de prova de conceito mostra uma abordagem para movimentaçãoo de cursor e seleção de texto mais fáceis no iPad ao suportar o movimento de arrastar com um e dois dedos pela tela do teclado on-screen. O clipe recebeu muita atenção por dois motivos: os gestos pareciam muito intuitivos, e ninguém cai de amores pela abordagem atual. Quem sabe a Apple não pega um pouco de inspiração aí?

listaios601.png

Outra área relacionada a texto que merece atenção da Apple é a funcionalidade de correção automática. Apesar de ter suas qualidades, o recurso costuma receber muitas críticas e a Apple poderia melhorar ainda mais o que já foi refinado com updates recentes. 

listaios602.png

Tela inicial

A Sprinboard é a tela início do iOS, onde ficam todos os seus apps e pastas. Ela funcionava muito bem quando o primeiro iPhone tinha poucos apps, e eles não eram suficientes nem para encher uma única tela.

Imagine se a única maneira de navegar pelos aplicativos do seu Mac fosse pelo Dock, e se você tivesse mais apps do que cabem no seu Dock, seria preciso arrastar a página para ver um segundo Dock até então invisível para você. Isso ficaria antigo rapidamente, assim como a Springboard ficou.

listaios603.png

A opção de criar pastas, apresentada primeiramente no iOS, melhorou as coisas. Mas todas as suas pastas do iOS começam a se misturar, parecendo quase indistinguíveis uma da outra. 

Compreensivelmente a Apple não está interessada em implementar uma metáfora desktop no iOS, e isso faz sentido. Mas criar maneiras melhores de navegação pelos seus apps seria algo muito bem-vindo pelos usuários com muitos aplicativos – e essas pessoas são provavelmente clientes dos quais a Apple gosta muito. 

Notificações e Central de Notificações

Ficamos muito felizes com as melhorias que a Apple fez quanto as notificações com o iOS 5: as notificações em banners substituíram aquelas irritantes caixas de diálogo azuis, e a Central de Notificações tornou mais fácil revisar aqueles alertas que você possa ter esquecido. Mas ambos os recursos precisam de melhorias. 

Qualquer pessoa que recebe muitas notificações compartilham uma reclamação em comum sobre os banners: não há uma maneira óbvia de se livrar deles rapidamente. Quando um banner cobre o conteúdo que você está tentando ler ou o botão Voltar (Back) que você está tentando apertar, isso não é bom. Alguns usuários descobriram que é possível se livrar desse tipo de notificação ao deslizar o dedo da esquerda para direita, mas esse não parece ser um gesto oficialmente suportado pelo iOS. Mas cometa um erro, e você acidentalmente vai tocar na notificação em vez de fechá-la – abrindo um aplicativo que não queria. Um simples botão fechar ajudaria muito nesse caso.

A Central de Notificações também tem suas falhas. Primeiro, sua organização – em que os alertas são agrupados por aplicativo – não é muito útil. Na verdade, preferimos a Tela de Bloqueio (Lock Screen) e sua organização cronológica reversa de notificações. Apagar notificações antigas ainda exige alguns cliques – e a falha da Apple em incluir um simples botão Limpar Tudo para quando você precisar zerar a Central de Notificações faz pouco sentido.

listaios604.png

Além de corrigir essas falhas, também queremos que o iOS 6 adicione um novo recurso significativo a Central de Notificações: suporte para apps de terceiros adicionarem widgets. Uso widgets de Bolsa e Tempo e fico irritado por eles não estarem presentes no meu iPad (que não tem aplicativos de Bolsa e Tempo próprios). Abrir a Central de Notificações para desenvolvedores de terceiros significaria que o usuário poderia ter acesso rápido a, digamos, diversas previsões do tempo, as principais manchetes da Macworld, ou outro conteúdo de sua escolha.

E já que estamos no assunto, a Central de Notificações apenas se beneficiaria de alguns controles bem posicionados de recursos bastante utilizados como Modo Avião, Bluetooth, e outros do tipo. Atualmente, são necessários cliques demais para acessar essas ferramentas.

Wi-Fi inteligente

Alguns rivais do iPhone oferecem um recurso esperto para manter a bateria do seu smartphone: eles usam a tecnologia de geolocalização para descobrir onde você está, habilitando e desabilitando automaticamente a antena Wi-Fi quando você está longe de um hotspot conhecido.

Quando você está em casa, o telefone pode dizer; ele liga o Wi-Fi e se conecta com a sua rede. Mas entre no carro e seu telefone logo percebe que você saiu da sua residência e desliga o Wi-Fi para que o aparelho não fique procurando desnecessariamente por outras estações.

E é óbvio que você pode passar por cima disso se estiver em um café com Wi-Fi com o qual queira se conectar – e então seu smartphone se lembrará da localização desse hotspot. Quando você estiver indo para casa de novo, seu aparelho automaticamente desabilita o Wi-Fi mais uma vez até que você chegue lá.

listaios605.jpg

Se as atualizações do iOS não fossem gratuitas, poderíamos dizer que apenas essa melhoria já valeria o preço a ser pago. Faça o teste ao desligar o Wi-Fi na próxima vez que estiver na rua, e veja como a bateria do iPhone vai durar mais.

Mais do Siri

Já falamos bastante aqui na Macworld Brasil (inclusive nesta reportagem especial) sobre o que pode ser melhorado no Siri, incluindo escolhas fáceis e meio óbvias como habilidade para alterar configurações, tuitar, abrir aplicativos, e coisas do tipo; não vamos falar novamente de todas elas aqui. 

A Apple podia até deixar um pouco de lado um pedido frequente para o recurso, como o suporte da ferramenta para apps de terceiros, em troca de melhorias principais para o Siri. Uma boa opção seria integrar mais serviços online (além do Yelp e do WolframAlpha) para dar ainda mais poder ao “cérebro virtual” do assistente controlado por voz.

listaios606.png

O que mais?

Essa foi a nossa lista de desejos para o iOS 6. O que acharam? Deixem suas opiniões e sugestões nos comentários abaixo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail