Home > Notícias

Opinião: como seria a integração do Facebook com os sistemas da Apple

Depois do Twitter, já está mais do que na hora da maior rede social do mundo receber o mesmo tratamento no iOS e no Mac. Melhoria pode chegar em breve.

Lex Friedman, Macworld / EUA

29/05/2012 às 17h43

Foto:

Em sua participação durante a conferência All Things Digital na última semana, o CEO da Apple, Tim Cook, essencialmente enviou uma solicitação de amizade para o Facebook. “Penso que a relação (entre Apple e Facebook) é muito sólida”, disse o executivo. “Temos muito respeito por eles. Penso que podemos fazer mais com eles.”

Mas essa é a parte dos comentários de Cook que deve ser de interesse específico para os donos de aparelhos iOS – e talvez até de usuários Mac. “Todo mundo com iPhone ou iPad quer ter a melhor experiência com o Facebook em qualquer aparelho”, continuou Cook. “Por isso, fiquem ligados.”

Os usuários iOS estão de olho há algum tempo. Mas só foi a partir do iOS 5, lançado em outubro de 2011, que o iOS viu uma integração social com o sistema inteiro – e isso, obviamente, aconteceu com o Twitter. O microblog é grande e continua crescendo, mas fica pequeno perto da magnitude do Facebook: a rede social de Mark Zuckerberg está próxima de ultrapassar a marca de 1 bilhão de usuários. Isso é muita gente.

Como pode ser a integração do Facebook com o iOS

Demos uma adiantada em imaginar como seria a integração da rede social com os aparelhos móveis da Apple. Quase todos os locais em que o iOS oferece integração com o Twitter, a integração do Facebook também funcionaria bem – se não até melhor.

O lugar mais proeminente em que o iOS poderia se beneficiar de conexões diretas com o Facebook é o app Camera. Tirar uma foto e então postá-la no Facebook marca um local em que o iPhone é repetidamente derrotado pelo rival Windows Phone – principalmente porque o WP oferece a habilidade de compartilhar imagens com o Facebook por meio de um único toque.

Vários outros aplicativos do iOS alavancam sua conta no Twitter, desde que você forneça um (ou mais) em Ajustes: Safari, Telefone, Contatos, Fotos, Mapas, e YouTube. Adicionar pontos de integração do Facebook nesses locais para compartilhar rapidamente URLs, imagens, localizações, vídeos, e outros dados, faz muito sentido.

E a integração com o Facebook também poderia ajudar de outras maneiras. O iOS deixa suas credenciais de login do Twitter disponíveis para outros aplicativos. Isso permite que você conecte esses apps com a sua conta no microblog sem precisar fazer login pela segunda vez, ou informar seu nome de usuário e senha para um app de terceiros. Atualmente, muitos aplicativos oferecem integração com o Facebook, mas cada um deles traz a sua: para autorizar um determinado app a acessar sua conta na rede social, você é retirado do app do Facebook (se tiver ele instalado) ou do Safari, e então enviado de volta para o app original uma vez que tiver dado sua aprovação. Uma integração completa do Facebook com o sistema poderia tornar esse processo mais rápido e simples. 

facebookios01.png

A Apple até usa o Twitter para atualizar os detalhes dos seus contatos. Isso chega a ser cômico, uma vez que o microblog não é o lugar onde as pessoas costumam ir para verificar se as suas informações estão atualizadas. Ligar os contatos com o Facebook – para que o iOS possa pegar dados fornecidos pelos seus amigos como telefone, e-mal, e fotos – e atualizar seus registros de acordo pode se provar algo especialmente útil. Na teoria, o app Contatos também deve poder retirar os dados de aniversários dos seus amigos no Facebook. Pense em como seus contatos ficarão muito mais agradecidos se você deseja-los feliz aniversário (aparentemente sem ninguém falar nada) por meio do iMessage/SMS, em vez de simplesmente escrever um recado corrido no mural deles no Facebook.

Facebook e OS X Mountain Lion

Ao revelar o Mountain Lion (próxima versão do OS X), a Apple anunciou que o sistema iria incluir integração completa com o Twitter, assim como no iOS. Mas – também igual ao iOS – não há opção para o Facebook. Fazer essa integração do Facebook com o Mac OS também parece uma ação natural e óbvia.

Alguns aplicativos de desktop da Apple já se integram muito bem com o Facebook – especialmente o iPhoto, que pode sincronizar álbuns completos ou fotos individuais com a rede social.

A integração com o Facebook no Mac poderia ser igual ao que fosse feito no iOS de muitas maneiras. Talvez o principal benefício seria oferecer acesso rápido para compartilhar 

Facebook integration on the Mac side could mirror the expected iOS integration in several ways. Perhaps the primary benefit would be offering quick access to sharing photos from anywhere on your Mac, and easily sharing URLs from Safari. And an option to update your contacts’ details with their Facebook information would make as much sense on the Mac as it would on iOS.

Por que está demorando tanto?

O Facebook produz um dos apps para iOS mais baixados e oferece outros programas que também foram bem recebidos pelo público. Os próprios esforços da Apple no mundo das redes sociais – como o Ping – se saíram de maneira decepcionante, como Tim Cook reconheceu durante sua apresentação no All Things D.

O Ping chegou ao mercado trazendo integração com o Facebook, mas acabou encerrando essa funcionalidade apenas algumas horas depois de seu lançamento. Na época, Steve Jobs citou os “pesados termos” do Facebook como causa para a rápida separação.

Mas Cook adotou um tom bastante diferente no palco na última semana, e o Facebook está melhorando – lentamente – suas configurações de privacidade. Apesar de o site já ter falhado, de forma pública e repetida, na tentativa de tornar a privacidade do usuário uma preocupação padrão, as coisas parecem estar melhorando.

Apesar de o Twitter ter apenas duas configurações de privacidade – ou todo mundo vê o que você postou, ou apenas as pessoas que você permite que te sigam – as opções do Facebook para isso podem ficar consideravelmente mais complexas. É possível ajustar quem pode ver o conteúdo em uma base de post a post, status por status, e foto por foto. Não seria estranho para a Apple oferecer proteções no estilo Gatekeeper para usuários que compartilham conteúdo em redes sociais no Mac ou iOS. Onde o Gatekeeper pode te avisar antes que você rode um app baixado da Internet, o DignityKeeper pode te alertar sobre quem pode ver uma foto que você está prestes a postar: “Baseado nas suas configurações do Facebook, essa fotografia ficará visível para todos na Internet.”

Como Cook afirmou que os usuários da Apple devem esperar a “melhor experiência” possível para a integração com o Facebook. Isso sugere que qualquer integração com o Facebook que chegue ao iOS ou Mac será tão direta como já acontece com o Twitter.

E a Apple pode facilmente deixar a participação final com tal recurso para seus usuários. Assim como a integração do Twitter com o iOS é opcional, o mesmo muito provavelmente acontecerá com o Facebook. Aqueles que odiarem o serviço, não precisarão se aproveitar dele.

O restante dos usuários de iPhone poderá parar de se preocupar que seus telefones sejam deixados para trás pela concorrência.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail