Home > Dicas

Opinião: compra antecipada do iPad é tolice

Gastar 500 dólares em algo que você não conhece bem não faz sentido; tablet chega às lojas nos EUA no dia 3 de abril

Galen Gruman, InfoWorld/EUA

15/03/2010 às 15h14

Foto:

A Apple começou a pré-venda do iPad, nos Estados Unidos, na última sexta-feira (12/3) por meio da loja online Apple Store. Segundo a companhia, a entrega dos aparelhos começa em 3/4. Por enquanto quem compra um iPad, adquire algo "invisível".

Por que gastar de 500 a 830 dólares (cerca de 900 a 1.490 reais) em um dispositivo que você não sabe exatamente o que pode render? É melhor esperar três semanas e saber ao certo o que ele realmente é. Reviews terão sido feitos e saberemos exatamente o que levaremos (ou não) para casa.

Não me interprete mal: o conceito do iPad é promissor em muitos aspectos. Não temos dúvidas que ele irá agradar muitas pessoas, mesmo não sendo perfeito. Mas todos nós já vimos produtos promissores que resultaram em uma decepção coletiva quando dispostos ao público.

Claro, podemos esperar por futuras atualizações do sistema operacional do iPhone (usado no iPad) para a primeira geração do tablet. No entanto, o hardware do iPad não pode ser modificado. Você ficará limitado a ganhar mais memória e vai sentir falta de conectores como o USB (disponíveis apenas com acessórios). Vale lembrar que estaremos presos também  somente ao conteúdo fornecido pelo iTunes.

E vale lembrar a ausência de suporte ao Flash, problema que já existe no iPhone e deve ser levado também ao tablet da Apple, limitando a navegação na Internet.

Lembre-se do lançamento do iPod touch. Ele chegou ao mercado com várias limitações. O volume, por exemplo, não podia ser alterado sem tocar na tela – um problema para quem está correndo ou carregando objetos. Não havia microfone, ou seja, serviços como o Skype eram inúteis. E apesar de a Apple garantir que cada atualização do iPhone funcione com o iPod touch de primeira geração, os limites de hardware continuam.

Pode apostar que exemplos como esses serão descobertos na primeira geração do iPad.

Talvez eu esteja errado e o iPad venha com toda essa “mágica” completa que Steve Jobs promete. Maravilha! Se for o caso, vou comprar um assim. Basta ter certeza de que ele realmente é esse dispositivo revolucionário.

 

ipad-390.jpg

iPad: é melhor esperar para ver...

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail