Home > Notícias

Opinião: é uma pena a Apple não querer uma tela de 7″ para o iPad

Saiba porque pode ser um erro a companhia de Steve Jobs não produzir a próxima geração do tablet com uma tela menor do que a versão atual, que tem 10 polegadas

Jeff Bertolucci, PC World / EUA

20/12/2010 às 13h02

Foto:

Os rumores sobre a próxima geração do iPad não param de surgir, com as costumeiras “fontes não identificadas” contando bem baixinho que a Apple lançará uma nova versão do tablet no primeiro semestre de 2011. Os rumores mais recentes, no entanto, colocam em dúvida informações anteriores de que um aparelho menor, com uma tela de 7 polegadas, estaria a caminho.

Fontes da cadeia de produção da Apple em Taiwan afirmaram ao site Digitimes que não ouviram nenhuma informação de pedidos de telas multitouch de 7 polegadas para o falado “iPad 2”. Se verdadeira, essa afirmação sugere que um tablet menor – parecido com o Samsung Galaxy Tab e sua tela de 7” - não faz parte dos planos da companhia de Steve Jobs, pelo menos não por agora.

Dado a pública rejeição de Steve Jobs por aparelhos menores do que o iPad, com sua tela de 9,7 polegadas, o foco da Apple em tablet maiores não seria uma surpresa. Durante uma conferência com analistas no último mês de outubro, Jobs afirmou que telas de 7 polegadas são muito pequenas para aplicativos de qualidade.

No entanto, com o imediato sucesso do rival Galaxy Tab, o CEO da Apple pode querer repensar sua estratégia para o iPad. A Samsung afirma ter vendido 1 milhão de Tabs nos primeiros dois meses de lançamento. Obviamente, há uma forte demanda de consumidores por um tablet de 7”.

Leia também:

- Vídeo: iPad X Galaxy Tab (http://migre.me/34Nnn)

- Saiba se vale a pena esperar pelo iPad 2 (http://migre.me/34NlA)

ipad390b

iPad chegou oficialmente ao Brasil no último dia 3, cerca de 8 meses após seu lançamento nos EUA

Tenho testado o Galaxy Tab há algumas semanas e gosto do tablet menor e mais leve para fazer tudo, com exceção de assistir a vídeos. Nesse caro, a tela maior e mais imersiva do iPad é melhor. Mas para tarefas básicas do aparelho, como jogar games, ler e-books, navegar na web e checar e-mails, o formato de 7 polegadas funciona bem.

Assim como o Galaxy Tab, o iPad 2 também deve trazer câmeras frontal e traseira, de acordo com vários rumores. Será interessante ver como os usuários do aparelho da Apple utilizarão essas ferramentas. Até mesmo no menor Galaxy Tab é estranho usar as câmeras, principalmente porque um tablet grande (em relação a um celular ou câmera digital básica) realmente não é ergonomicamente feito para a produção de vídeos e fotografias.

Além disso, o próximo iPad muito provavelmente trará o recurso de videochamada da Apple, Facetime, que deve funcionar bem com uma provável câmera frontal, desde que você coloque o iPad em um suporte ou realize chamadas rápidas. Afinal de contas, pode ser cansativo segurar um tablet grande por muito tempo.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail