Home > Notícias

Opinião: iPod shuffle precisa de uma tela com touchscreen

Versão extremamente compacta do player criou comandos difíceis de usar e privilegiou apenas do design

Jared Newman - Macworld/Reino Unido

06/08/2010 às 14h28

Foto:

Estaria a Apple trazendo a tecnologia touch para o mais humilde dos iPods, o iPod Shuffle? Provavelmente, se os rumores estiverem certos. E, ao contrário do que pode parecer, um iPod Shuffle touchscreen é na verdade uma boa ideia.

Esses boatos sobre um possível iPod Shuffle touchscreen com 4.3 cm são do iLounge, que publicou um monte de detalhes não confirmados sobre os possíveis novos dispositivos da Apple. Ian Paul, da PCWorld, já escreveu sobre a probabilidade desses rumores, mas vamos focar somente no iPod, pois diante de toda euforia por causa dos iPads e iPhones, o music player não tem recebido muita atenção.

Para muitos, um iPod touchscreen pequeno não faz muito sentido. Estamos falando de uma tela com um quarto do tamanho do visor de um iPhone, e atualmente a tendência de um touchscreen é ficar cada vez maior, e não diminuir.

Mas, diante da recente história sobre o iPod Shuffle, um visor touchscreen seria sua transformação lógica. Assim como cada novo modelo, a Apple recentemente tem perseguido a miniaturização, eventualmente removendo os botões de controle da terceira geração do Shuffle e reduzindo o aparelho ao tamanho de um dedo.

 

ipod-shufflex.jpg

Ipod Shuffle com touchscreen traria os controles de volta aos usuários que utilizam outros fones, por exemplo

A ação não mereceu grande entusiasmo. Críticos reclamaram que os controles nos fones do Shuffle são difíceis de usar, e se o usuário quisesse usar um headphone diferente, era preciso comprar um adaptador separadamente ou sacrificar a habilidade de controlar a música. Ainda pior, alguns dos fones eram propensos a falhas, forçando a Apple a lançar um programa de substituição.

Isso foi um caso clássico de forma sobre função, no qual o destaque do music player pequeno não conseguiu compensar os problemas de usabilidade. Pode-se dizer o mesmo sobre o problema da antena do iPhone 4, exceto que o iPhone 4 produz um sinal melhor se segurado de maneira mais adequada.

É por essa razão que um iPod Shuffle touchscreen tem seu brilho; um dispositivo assim traria os controles de volta para o mini music player, sem que haja sacrifícios.  E também teria o benefício de exibir as informações, caso da função vencer a forma. A conferir...

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail