Home > Notícias

Opinião: Mac OS X Lion pode virar o “Windows Vista da Apple”

Usuários e empresa devem ter muitas dores de cabeça se o novo sistema for lançado apenas como uma versão digital pela Mac App Store

Ian Paul, PC World / EUA

09/05/2011 às 16h22

Foto:

O Windows Vista foi a primeira coisa que me veio à cabeça quando divulgaram que a Apple poderia disponibilizar o novo Mac OS X 10.7 Lion apenas pela loja Mac App Store para todos os usuários rodando o sistema Snow Leopard.

O novo sistema operacional para desktops da empresa deve ser lançado no próximo trimestre, mas a ideia de fazer um upgrade puramente por um meio digital não me agrada e penso que trará problemas para a “maçã”. Assim como os usuários do Windows descobriram ao migrar do XP para o Vista, uma atualização para o Lion pode apresentar algumas chateações que talvez não valha a pena encarar.

Claro, os desenvolvedores têm baixado o Lion na Mac App Store já há alguns meses. Mas há uma grande diferença entre permitir que um pequeno grupo de pessoas com conhecimento técnico faça isso e abrir o processo para um público maior.

Independente de quão confiável seja o processo de download da Apple, algumas vezes você simplesmente quer ou precisa usar um disco físico para instalar um programa. Em minha opinião, um upgrade de sistema principal se qualifica como uma dessas vezes. Veja abaixo as razões para isso.

lion300

Lion: atualização via Mac App Store

Parece com o Vista
Algumas pessoas preferem limpar seus discos rígidos e fazer uma instalação nova em vez de lidar com potenciais conflitos de software e outros imprevistos durante uma atualização de sistema. Mas se você precisar reinstalar o Snow Leopard primeiro e depois instalar o Lion, esse novo processo de instalação se torna um verdadeiro martírio.

Assim como os usuários de Windows que queriam limpar seus HDs antes de migrar do XP para o Vista, parece que os usuários do OS X Lion ficarão amarrados a uma instalação dupla de sistema.

Falha na instalação
Admito que já fiz upgrade em muitos computadores rodando versões do Windows, Mac OS X e Linux, e nunca encontrei problema no processo. Talvez sua experiência seja igual, mas aposto que conhece alguém que já enfrentou algum problema com isso.

Apenas por essa razão, a ideia de fazer upgrade para um sistema sem o uso de um disco físico me deixa preocupado. Se a sua conexão com a Internet falhar ou a energia cair no meio da instalação, é bom você ter o novo sistema em um DVD ou pendrive para que possa fazer o reboot e fazer a instalação de novo. Se não, acho que terá de voltar para o disco do Snow Leopard e então rodar novamente o Lion.

Faça você mesmo
Acredite ou não, mas até mesmo em um Mac você pode "querer limpar" seu disco rígido e fazer uma nova instalação do OS X à medida que seu computador fica mais antigo. Você pode simplesmente achar que uma nova instalação fará algum bem para a máquina.

Ou se você decidir rodar Windows na máquina em uma partição Boot Camp após ter usado o Lion por um ou dois anos? Provavelmente terá de abrir espaço para o Windows no computador e para isso será preciso desfragmentar o disco rígido, “consertá-lo” com o Disk Utility ou pegar o caminho mais fácil e apenas reinstalar o sistema. E sem um disco do Lion, isso provavelmente significa uma instalação dupla.

Boot Camp
Se você quiser rodar Windows usando o Boot Camp, terá de baixar drivers específicos da Apple para que o sistema da Microsoft rode corretamente em um Mac. Na maioria das vezes, você pega esses drivers no seu disco de instalação de sistema, apesar de também ser possível ter acesso a eles por meio de um download pelo Boot Camp Assistant.

Mas se tiver problemas ao baixar os drivers para Windows da Apple – como tive ao testar o sistema – provavelmente você estará sem sorte, a não ser que tenha uma mídia de instalação do Mac OS.

Olhe para o Linux
Se a Apple realmente disponibilizar o Mac OS X Lion como um download na Mac App Store, espero que a companhia ofereça a capacidade de gravar uma imagem em disco, como fazem os distribuidores de Linux, como Ubuntu e openSUSE. Assim, você tem o melhor dos dois mundos: um download do Mac OS Lion e uma cópia física do sistema como reserva.

O ponto negativo dessa abordagem é que será preciso usar o Disk Utility para gravar seu CD, o que pode assustar um pouco o usuário padrão. Mas, novamente, a Apple pode criar uma ferramenta simples que grave o disco para você e tudo que é preciso fazer para isso é colocar a mídia quando pedido. Talvez isso não seja tão tranquilo quanto um simples download, mas uma atualização de sistema principal apenas pela Mac App Store pode render muitas dores de cabeça para a Apple no próximo trimestre.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail