Home > Notícias

Por que o Android deve derrotar o iPhone e o BlackBerry

Em breve, o sistema móvel da Google deve superar todos os outros sistemas do mercado tanto em número de usuários como em vendas

Barbara E. Hernandez, IDG News Service

06/08/2010 às 9h23

Foto:

Os usuários do iPhone são os mais satisfeitos com os seus próprios aparelhos, indicou um recente estudo da empresa norte-americana de pesquisa ChangeWave Research. No entanto, tudo indica que a plataforma Android deve superar todos os outros sistemas operacionais móveis do mercado, tanto em número de usuários como em número de vendas.

No entanto, fabricantes de aparelhos com outros sistemas, como a Apple e a Research in Motion (RIM), não desistirão sem lutar.  Mas o SO do Google tem boas razões para ganhar a liderança desse mercado e não larga-la tão cedo. Confira cinco delas:  

1. A superioridade em vendas nos Estados Unidos

Recentemente, o CEO do Google, Eric Schmidt, disse à Reuters que 200 mil celulares com Android são vendidos por dia. Entretanto, outras pesquisas já apontam que o crescimento pode ser ainda maior. Em um estudo da NPD Group, 33% de todos os smartphones vendidos nos Estados Unidos rodavam o Android. O índice supera os 28% da RIM e os 22% do iPhone, entre abril e junho deste ano. Em outras palavras, a população norte-americana está optando por escolher aparelhos com o sistema operacional da Google.

2. O resultado da concorrência

Os cinco principais telefones com Android - Motorola Droid, HTC Droid Incredible, HTC EVO 4G, HTC Hero e HTC Droid Eris-  são comercializados em inúmeras empresas de telefonia nos Estados Unidos, incluindo a Verizon Wireless, AT & T, Sprint e T-Mobile, de acordo com a NPD.

Devido à concorrência entre operadoras, as promoções continuarão a desempenhar um papel significativo no mercado para o Android. Para uma empresa que precisa comprar uma dúzia ou mais de smartphones, isso significará uma economia significativa. 

3. Espaço para novas ideias 

Embora os aplicativos do iPhone sejam muito elogiados, muitos dos app do Android são desenvolvidos pelos talentosos engenheiros da Google, como o Google Goggles, que tem software de reconhecimento de imagem. Além disso, os softwares não são limitados aos engenheiros.

O Google também desenvolveu o open-source App Inventor que permite qualquer pessoa possa criar um aplicativo para o Android. 

4. A tecnologia da Google

Desde que o Android foi desenvolvido pela Google, muitos acreditam que ele tem um pouco mais de credibilidade tecnológica que outros sistemas operacionais, mas essa não deve ser a única razão para comprar um smartphone com a plataforma. É importante pensar que o SO ainda é relativamente novo e tem muito para evoluir. Aos poucos, ele está se tornando mais funcional e mais fácil de usar.

5. Android 2.2: um presente para o seu departamento de TI

O sistema traz novos recursos de segurança, limpeza remota para os administradores, tempo limite de bloqueio de tela e configurações mínimas de senha.

No futuro, nem todos se apaixonarão pela plataforma Android que será, em breve, a principal plataforma móvel. O caminho é optar por adotá-la ou se preparar para defender um concorrente menos popular.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail