Home > Notícias

Opinião: por que os tablets menores dominarão o mercado

O formato menor aumenta os locais e circunstâncias para o uso do tablet, já que ele é menos visível e cabe no bolso

Mike Elgan, Computerworld (EUA)

09/07/2012 às 13h32

Foto:

A grande sacada dos pequenos tablets, que irá colocá-los em uso frequente, será o baixo custo. Quão baratos eles serão? Creio que nos próximos dois anos os dispositivos de 7 polegadas custarão entre 100 e 200 dólares.

É claro que temos visto vários celulares com preços como estes ou até mais baixos. Mas eles requerem serviços de conexão de dados, o que faz com que o custo total de propriedade suba centenas ou milhares de dólares durante a vida útil do dispositivo. Com tablets menores, os consumidores pagarão um valor baixo, e apenas isso.

O Wi-Fi está se tornando muito mais onipresente agora porque as pessoas estão usando hotspots pessoais - recursos que permitem que várias conexões sem fio deem acesso à conexões de banda larga móvel. Comprar esses tablets de baixo valor será uma decisão quase sem consequências;  serão compras por impulso. As pessoas irão comprar vários, para si mesmos e para seus filhos.

Mas a realidade não é apenas a de que baixo custo significa que mais pessoas poderão pagar. Baixo custo significa também material de baixo valor, o que dará às pessoas incentivos para usar tablets em todos os lugares, o tempo todo. Eles são um gadget de baixo risco de transporte, menos suscetíveis a roubos e  facilmente substituídos em caso de perda ou quebra.

O formato menor também aumenta os locais e circunstâncias para o uso do tablet, já que ele é menos visível e cabe no bolso. Por exemplo, eu não usaria meu meu iPad de 500 dólares nas seguintes circunstâncias, mas com certeza usaria meu Google Nexus 7 de 200 dólares 7: na praia, em restaurantes, no cinema (acalme-se - eu vou desligá-lo antes que o filme comece), durante uma caminhada, em um barco e assim por diante.

novoipad_390b.jpg

Será? Atual líder, iPad perderia mercado para rivais com telas menores

Mais locais para uso significa mais uso, e mais uso significa mais diversão. O baixo custo é um recurso, e ele aumenta a mobilidade. Com isso, eles serão apreciados para tarefas casuais.

O novo Google Now e a nova e melhorada busca por voz do Google, ambos novidades para a versão Jelly Bean do Android e lançados pela primeira vez no Nexus 7, sugerem o  “killer app” para pequenos tablets: o assistente virtual. Ambos são tão perspicazes, rápidos e estranhamente precisos que as pessoas vão querer usá-los o dia inteiro, todos os dias.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail