Home > Notícias

Opinião: Por que você não deve comprar o Nokia N9

O aparelho roda o Meego, um sistema operacional obsoleto quando comparado ao Android e ao iOS, e que será abandonado em breve por seu fabricante.

Daniel Ionescu, PCWorld EUA

21/06/2011 às 19h20

Foto:

A Nokia anunciou na noite desta segunda-feira (20/06) o N9, seu mais novo “carro chefe” e primeiro smartphone baseado no sistema operacional Meego, sistema que foi apresentado como uma “jogada estratégica” contra a concorrência cada vez maior de rivais como a Apple e Google.

Considerando apenas o hardware, o N9 é um dos melhores aparelhos da Nokia até o momento. Tem uma tela AMOLED de 3.9 polegadas (com resolução de 854 x 480 pixels), recoberta por vidro curvado resistente a riscos (Gorilla Glass) e sem nenhum botão em sua face. O processador roda a 1 GHz. O corpo é feito em policarbonato, um plástico resistente a riscos e que, segundo a Nokia, evitará problemas de recepção. Também há uma câmera de 8 MP na traseira e compatibilidade com a tecnologia NFC (comunicação por proximidade, que pode ser usada em sistemas de pagamento eletrônico).

Mas o hardware não é o problema do N9. O software é que é. O aparelho roda a mais nova versão do Meego (embora isso não seja mencionado uma vez sequer no site oficial), um sistema que a Nokia desenvolveu em conjunto com a Intel como uma resposta ao iOS e Android. Mas o Meego já é obsoleto mesmo antes do N9 chegar às lojas, o que só acontecerá em Setembro.

No inicio deste ano a Nokia, sob nova direção, se deu conta de que estava sobre uma “plataforma em chamas”: a manutenção de seus sistemas operacionais Symbian e Meego ficou cara demais e ambos estavam anos atrás dos concorrentes em elegância e usabilidade. Stephen Elop, o novo CEO da empresa, decidiu resolver o problema fechando um acordo com a Microsoft para colocar o Windows Phone 7 em todos os novos smartphones “top de linha” da Nokia. 

Os primeiros aparelhos Nokia com Windows Phone 7 deverão chegar ainda neste ano, e o Symbian e Meego serão abandonados aos poucos, ou relegados a aparelhos menos sofisticados. Faz pouco sentido comprar um N9, com um sistema operacional que logo será abandonado, mesmo levando em conta a excelência da Nokia no hardware.

Se você realmente quer um smartphone Nokia, é melhor esperar por um dos modelos com Windows Phone 7 no final do ano.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail