Opinião: quatro recursos que queremos ver no iPad 4
Apesar das novidades, modelo mais recente do tablet não trouxe tudo o que era esperado; veja o que deveria ser incluído na próxima versão
Brad Reed, Network World/EUA
12/03/2012 às 16h43
Apesar de a Apple ter lançado há pouquíssimo tempo o novo iPad, nunca é cedo demais para começar a pensar sobre o futuro, ou seja, o iPad 4. Por mais impressionante que o dispositivo pareça, a empresa deixou um gosto de “quero mais” entre seus consumidores. Mesmo trazendo novidades como Retina Display e suporte à conexão 4G LTE, muitos desejos dos usuários ficaram de fora da lista. Veja alguns recursos que gostaríamos que a próxima geração do tablet trouxesse.
1. Siri
O novo iPad possui suporte para comandos de voz, e isso é muito bom. Mas isso realmente se compara a ter um assistente pessoal capaz de aprender seus padrões de voz e produzir respostas baseadas no tom de voz normal do usuário? É excelente termos um tablet que possui ferramentas de ditado, porém também gostaríamos que esse aparelho desse rotas, marcasse compromissos e fosse responsável por outros aspectos importantes em nossas vidas.
2. Um dock com teclado
Mesmo que o iPad se torne realmente o símbolo da era “pós-PC”, ele poderia utilizar algumas capacidades do computador pessoal. É por isso que gostaríamos de ver a Apple seguir o caminho de algumas companhias como a Asus e a Novera e oferecer uma dock de laptop opcional para o iPad, que permita utilizar o aparelho como se fosse um computador.
Apesar de as chances de a companhia fazer isso serem pequenas, especialmente porque equipamentos híbridos do tipo PC/tablet ainda não são muito comuns no mercado, seria um bônus muito interessante, principalmente no mundo corporativo.
Leia também:
- Opinião: novo iPad decepciona e faz pensar em quem manda na Apple
Assistente pessoal do iPhone era um dos principais rumores antes do lançamento do tablet
3. Versões menores e mais baratas
O tamanho do iPad não está necessariamente ruim, visto o sucesso do produto no mercado, então a Apple não tem razão para mudá-lo. Ao mesmo tempo, não dá para negar que tablets com telas de sete polegadas possuem vantagens distintas, principalmente pela habilidade de guardá-los em bolsas ou mesmo em casacos. E ainda que a Apple não tenha sofrido financeiramente ao manter os preços que sugeriu desde o início, não há dúvidas de que um tablet de 300 dólares da empresa iria vender assustadoramente e acabaria com todas as chances do Kindle no mercado.
4. Conectividade Wi-Fi 802.11u com suporte para Certified PassPoint
Isso seria uma novidade e tanto, já que o PassPoint foi anunciado há pouco tempo pela Wi-Fi Alliance, porém não houve tempo para que os fabricantes pudessem acompanhar o progresso do recurso, que seria mais útil nos EUA, pelo menos por enquanto.
Para quem não sabe, a tecnologia PassPoint cria uma base de dados de hotspots Wi-Fi e permite ao usuário acessar à Internet de qualquer lugar que faça parte do programa. O que é melhor ainda é que não é necessário fornecer nenhum login ou informações ou de cobrança, já que o programa possui suporte para autenticação baseada em SIM (Subscriber Identity Module, ou módulo de identidade do inscrito, em tradução livre).
Isso permitiria que diferentes operadoras pudessem firmar acordos e fazer com que seus usuários se conectassem a hotspots de uma empresa ou outra, independente de qual seja a sua, e sem fornecer nenhum tipo de login. Se essa tecnologia fosse integrada com sucesso ao iPad, ele seria um caso móvel de absoluto sucesso.