Oppo terá primeiro smartphone 5G com zoom 10x sem perdas

Lente do smartphone da Oppo vai de 16 mm a 160 mm sem distorção. Empresa está em Barcelona apresentando o protótipo do novo aparelho

Foto: Michael Simon/IDG
https://pcworld.com.br/oppo-tera-primeiro-smartphone-5g-com-zoom-10x-sem-perdas/
Clique para copiar

Enquanto a Samsung, a LG, a Huawei e a Nokia lançam novos telefones para o Mobile World Congress (MWC), a chinesa Oppo está um pouco mais à frente. Ele não trouxe nenhum smartphone novo para Barcelona, ​​mas montou um evento paralelo de Inovação apenas para a mídia e parceiros, para mostrar os novos recursos de tecnologia que farão sua estréia em 2019.

Como todas as grandes empresas de mobilidade – ela está na lista das cinco maiores do mundo – a Oppo confirmou que vai lançar um smartphone 5G este ano. Ela também anunciou o lançamento de uma plataforma de jogos na nuvem, com baixa latência e títulos móveis AAA para acompanhá-la.

Como esperado, o processador Snapdragon 855 e o modem X50 da Qualcomm serão os cérebros e músculos por trás do novo smartphone, chamado simplesmente de “Primeiro Smartphone 5G da Oppo”. A diferença frente aos concorrentes começa mesmo quando vemos a lente zoom 10x sem perdas da Oppo, que equipará o smartphone em algum momento do segundo trimestre deste ano.

Enquanto a maioria dos smartphones só pode lidar com zoom óptico de 2x, antes que os algoritmos digitais precisem assumir, a Oppo fez o que nenhuma outra empresa do setor conseguiu fazer até agora: criou um zoom óptico de 10x controlado por hardware, algo muito além das capacidades de qualquer aparelho atualmente no mercado.

Para realizar tal façanha, a Oppo criou um sistema de câmera tripla de 8.6mm que inclui uma lente principal de 48MP e uma lente ultra-larga de 120 graus, juntamente com uma lente de zoom de 160mm. Como as câmeras telefoto são grossas, a Oppo inventou um módulo periscópico com um layout horizontal para reduzir a espessura para menos de 7 mm (entenda o esquema na foto abaixo).

Com o periscópio, a luz entra por uma das lentes, é refletida por um espelho para um conjunto de lentes adicionais, e então chega ao sensor de imagem, que está perpendicular ao corpo do telefone. É isso que dá ao conjunto de lentes da Oppo a capacidade telefoto de 160mm que a empresa promete.

O Oppo diz que também tem um sensor maior na lente grande angular para melhor clareza e OIS duplo para ajudar a manter as coisas estáveis. Eu tive a chance de brincar com a câmera em um protótipo de telefone construído especificamente para mostrar a lente zoom sem perdas, e é definitivamente impressionante.

E a câmera ainda consegue ir até o zoom digital de 20x, embora outros smartphones parem em 10x. Obviamente, imagens ampliadas 20x ficam extremamente granuladas, mas, ainda assim, muito mais perto de objetos distantes do que qualquer telefone que eu já tenha usado. E Oppo salientou que vai aprimorar o algoritmo até a data de lançamento.

Ao usar o zoom em até 10x, as imagens ficaram definitivamente menos granuladas e mais detalhadas do que nos smartphones S10 + ou no Pixel 3 XL que eu tinha na mão. Objetos a quase três metros de distância pareciam que estavam bem na minha frente, sem os borrões e granulação típicos do zoom digital.

Mas ainda vai demorar um pouco até vermos essas tecnologias no smartphone. A Oppo prometeu que o primeiro smartphone com zoom 10x chegaria no segundo trimestre deste ano. Nos Estados Unidos, isso pode significar ter zoom 10x sem perdas em um telefone OnePlus, já que a Oppo é proprietária da marca OnePlus. Mas provavelmente só quando o OnePlus 8 ou 8T chegarem.

Este anúncio desaparecerá em:

Ir para o site