Home > Notícias

Orange perde exclusividade do iPhone na França

Conselho que regulamenta competição diz que a concorrente Bouygues Telecom fez uma reclamação formal - pois também quer lançar o aparelho no país.

IDG News Service

18/12/2008 às 9h22

Foto:

A operadora Orange, da França, perdeu a exclusividade de vendas do iPhone no país. A informação foi anunciada por um conselho local na quarta-feira (17).

A mudança ocorre por conta de uma reclamação formal feita pela concorrente Bouygues Telecom em setembro, que agora também pretende lançar o aparelho em breve no país, segundo a empresa.

A medida também irá afetar a posição da Orange como atacadista na distribuição do iPhone e também na oferta de contratos oferecidos pela Apple obrigando
revendedores a distribuírem o aparelho somente sob o contrato da rede da Orange, de acordo com o conselho. A Orange irá recorrer ao Tribunal de Recurso em Paris.

A decisão também não define a última palavra do conselho. Os membros do conselho, que regula a competição no mercado local, decidiram tomar uma ação provisória antes de uma decisão final, porque isso prejudica os negócios, de uma forma séria e imediata, dos consumidores e da concorrência no mercado de telefonia móvel.

A finalização do acordo exclusivo entre a Apple e a Orange dará aos clientes mais opções quando escolherem o aparelho e a operadora, afirmou a Bouygues.

Por outro lado, a Orange afirma que a decisão diminuiu seus esforços para desenvolver serviços de alta velocidade móvel na França. A empresa também criticou a Bouygues afirmando que é irônico que a operadora esteja mais atrasada nos termos de implantação da sua rede 3G ao ter feito a queixa.

A Orange atacou o conselho afirmando que a ação foi tomada sem nenhuma avaliação mais profunda da situação. A empresa, até agora, vendeu cerca de 450 mil iPhones 3G e 150 mil iPhones da primeira geração.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail