Home > Notícias

Organize e proteja suas senhas com o Norton Identity Safe

Utilitário captura, armazena e organiza as senhas de seus sites favoritos, e também ajuda a criar e escolher senhas seguras.

Liane Cassavoy, PCWorld EUA

21/08/2012 às 18h12

Foto:

Usuários da linha Norton de produtos de segurança da Symantec tem há muito tempo acesso a ferramentas para gerenciamento de senhas. Mas não é mais necessário ter uma assinatura do Norton para usar o Norton Identity Safe, um utilitário que transforma o gerenciamento de senhas numa tarefa relativamente simples.

Depois de instalar o Norton Identity Safe é necessário criar uma conta Norton, gratuita, ou ligá-lo a uma conta já existente. Também será necessário definir uma “senha mestre” que dará acesso ao “Cofre” que armazena suas informações de login. O programa irá instalar uma barra de ferramentas em seu navegador, e a partir daí está pronto para usar. Basta navegar na web como de costume, e o Identity Safe irá analisar os sites visitados, capturando e armazenando as suas informações de login (nomes de usuário e senhas) no cofre.

Uma barra no topo da janela do navegador avisa a cada vez que uma senha é armazenada. Da próxima vez que você visitar o site, o Identity Safe irá fazer o login automaticamente para você, sem que você precise sequer se lembrar da senha. Produtos rivais como o LastPass oferecem ao usuário um pouco mais de controle, perguntando a cada login se o usuário deseja salvar a senha ou não. Mas se você quer um gerenciador de senhas que salva absolutamente tudo, a abordagem do produto da Norton economiza um pouco de tempo.

identitysafe-350px.jpg
Norton Identity Safe: organize e proteja suas senhas

O programa também captura informações pessoais que você usa para preencher formulários, e as armazena em “Cartões de Identidade” para que você possa acelerar o processo na próxima vez em que precisar digitar estas informações. Para gerenciar seus logins e cartões de identidade, basta clicar no ícone do cofre na barra de tarefas do seu navegador. Isto dá acesso às ferramentas de organização do Identity Safe, que facilitam tarefas como a criação de sub-categorias de logins.

O Identity Safe também analisa suas senhas e dá dicas de como criar senhas mais fortes, mas seu gerador de senhas integrado é um tanto desengonçado: é necessário visitar o site do Identity Safe para gerar uma senha, que você tem de copiar e colar no site onde deseja usar. O LastPass gera a senha de forma transparente, sem exigir que você deixe o site original.

Ainda assim, o Norton Identity Safe é um gerenciador de senhas muito útil e com uma interface elegante. Segundo a fabricante, quem baixar o programa até o dia 1º de Outubro de 2012 poderá usá-lo gratuitamente, para sempre.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail