Home > Notícias

Orkut perde espaço no Brasil para aliança em torno do Windows Live

Acesso a plataforma da Microsoft alcança 33% dos internautas. Empresa amplia integração com Twitter, Facebook e Flickr.

Daniela Braun, do IDG Now!

04/09/2009 às 14h40

Foto:

Calcada nos 45 milhões de usuários do Windows Live Messenger no Brasil e na integração de ferramentas de concorrentes como Twitter, Facebook, Flickr e WordPress, a Microsoft Brasil abraçou o lema 'tudo pela social'. A ideia é mostrar que sua plataforma Windows Live Social é muito mais do que um comunicador bonito e tem tudo o que as outras redes sociais têm.

 “Tudo o que o Orkut faz a gente também faz aqui” afirma Carolina Aranha, gerente-geral da área de serviços  online da Microsoft Brasil. A estratégia, segundo ela, é reforçar o posicionamento de rede social do Windows Live, incluindo alianças com rivais. “Temos essa vantagem e vamos trazer cada vez mais parceiros relevantes para esse ambiente, tanto mundiais como locais”, afirma.

A vantagem de ter a maior base de usuários do Messenger no mundo é uma das estratégias da Microsoft Brasil para mostrar tudo o que o Windows Live tem. Hoje, entre 17 ferramentas online, o usuário pode, por exemplo, criar um álbum de fotos, editar vídeos, armazenar até 5
Gigabytes de dados em um disco virtual, criar e editar um post para
publicar em seu blog no WordPress, compartilhar mensagens no Twitter,
no Facebook, álbuns do Flickr, listas de músicas da Last.FM. Tudo de
forma integrada ao Messenger, ao Hotmail e ao perfil social no Spaces.

Em julho, segundo dados da Nielsen Online, 33% dos internautas brasileiros (em casa e no trabalho) navegaram em páginas da rede Windows Live, o que representa o triplo do alcance registrado em novembro do ano passado (11% dos acessos, contando somente a internet residencial), quando a plataforma ainda não havia sido reforçada.

Para alcançar o Orkut em uma corrida já estabelecida pelo Facebook, que vem arrebatando usuários do Google no País, a Microsoft aposta na simplicidade. “A ideia é sermos relevantes na rede social de uma forma integrada, fácil e mais segura”, compara Carolina.

O uso de redes sociais no celular é outra aposta  da Microsoft Brasil. Esta semana, a empresa lançou um site  para indicar quais serviços do Windows Live podem ser usados no aparelho do internauta. Do smartphone ao modelo mais simples, basta consultar a operadora (Claro, Oi, Tim e Vivo são parceiras), a marca e o modelo  do dispositivo. Em seguida é possível acessar um passo-a-passo para levar os aplicativos no bolso.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail