Home > Notícias

Orkut volta a funcionar parcialmente; usuários ainda têm problemas

Google Google diz que todos os perfis serão recuperados em até 24 horas. Saiba o que causou a pane no servido do buscador.

Redação do IDG Now!

22/07/2008 às 10h16

Foto:

O Orkut voltou a funcionar na madrugada desta terça-feira (22/07), depois de uma pane que tirou o serviço online do ar por mais de seis horas.

Apesar de a maioria dos usuários acessarem as páginas da comunidade online, o IDG Now! navegou pelo Orkut e ainda encontrou perfis de fora do ar. No serviço online Twitter, os usuários ainda relatam que não conseguem acessar o Orkut.

Segundo Carlos Felix Ximenes, diretor de comunicação do Google Brasil, a razão do problema foi uma falha no sistema de cadastramento de novos usuários. “Em vez de criar novos perfis, o sistema realocava perfis antigos para novos usuários”, explica o executivo.
 
Para solucionar o problema, todos os perfis de usuários brasileiros do Orkut serão recuperados para o estágio em que estavam 24 horas antes do incidente. O processo deve ser concluído em até 24 horas, de acordo com Ximenes.
 
De acordo com o diretor, os usuários não perderão os dados armazenados em seus perfis - a menos que tenham feito alterações após o início dos problemas. Segundo Ximenes, o site foi tirado do ar para a solução do problema por volta das 18h da segunda-feira (21/07) e voltou ao ar cerca de seis horas depois. Usuários relataram, contudo, que o problema se estendeu pelo menos até 2h da magrugada.
 
Ximenes afirmou ainda que um comunicado explicando o incidente será enviado aos usuários da rede social e será também publicado na página inicial do serviço - por enquanto, tal comunicado não está no ar.
 
Ele negou que o problema tenha sido resultado de falha de segurança ou invasão do sistema por agentes maliciosos..

Na segunda-feira (21/07), o Google Brasil  que o Orkut estava passando por uma "manutenção não periódica" que "não oferece risco à integridade e segurança dos perfis ativos".

Como foi o seu dia sem Orkut? Conte a sua história comentando essa notícia.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail