Home > Dicas

Os 10 apps do Windows 8 que você deve baixar primeiro

Apps são a grande estrela do Windows 8, e esta nossa seleção irá ajudá-lo a se divertir, se comunicar e entender do que o novo sistema da Microsoft é capaz.

Alex Wawro, PCWorld EUA e Rafael Rigues, PCWorld Brasil

26/10/2012 às 18h11

Foto:

A estrela do Windows 8 são os apps, então é importante encontrar os melhores para suas necessidades. A Microsoft fez um excelente trabalho com os essenciais como Mensagens, Email e SkyDrive, mas há alguns outros que são excelentes e você deveria baixar sem demora.

O problema é que a Windows Store ainda está na infância, e não tem apps oficiais para vários serviços populares como o Twitter e Facebook. Mas mesmo que não tenha a variedade de opções disponíveis nas lojas da Apple e Google, ainda tem uma quantidade suficiente para deixá-lo perdido. Até encontrar os destaques, você terá de passar por um monte de “lixo” no caminho, como em qualquer app store.

Para ajudá-lo analisamos dúzias e dúzias de apps disponíveis no lançamento do sistema, depois testamos algumas dúzias mais, e compilamos esta lista de nossas favoritas. Embora não sejam o suficiente para cobrir todas as suas necessidades, com certeza irão ajudá-lo a fazer mais com seu PC com o Windows 8. Todos os apps que mencionamos podem ser encontrados no app Loja, parte do Windows 8

Leia também
Análise: Microsoft Windows 8
10 dicas para dominar o Windows 8

Netflix

appswin8_netflix-360px.jpg

Este app é gratuito e fácil de usar, com uma interface atraente e navegação intuitiva em PCs com telas sensíveis ao toque. Você tem acesso completo ao catálogo de filmes e o streaming de vídeo através do app parece melhor do que através do navegador, o que é motivo suficiente para adicioná-lo à sua tela Iniciar.

IM+

appswin8_implus-360px.jpg

Todo mundo precisa de um bom programa para mensagens instantâneas. O Windows 8 vem com um, chamado Mensagens, mas por enquanto ele só funciona com o Windows Messenger e o chat do Facebook. A solução é instalar o IM+, da Shape, que suporta uma enorme variedade serviços, entre eles o Google Talk, Yahoo! Messenger, ICQ, AOL Chat, Jabber e muitos outros. Também é possível habilitar notificações, para que o programa lhe avise de novas mensagens mesmo quando você estiver usando outro app.

TuneIn Radio

appswin8_tunein-360px.jpg

Este app permite que você ouça a programação de milhares de estações de rádio AM e FM do Brasil e do mundo, sem pagar um centavo por isso. A qualidade de áudio é ótima, é possível filtrar as estações por localização, gênero ou idioma e um bloco dinâmico mostra na tela Iniciar informações sobre o que você está ouvindo. E além das estações de rádio, o programa também inclui em seu catálogo muitas emissoras que transmitem apenas via Internet. Ótimo pra uma tarde de trabalho regada a rock dos anos 80, ou pra matar a saudade de casa durante uma viagem.

Skype

appswin8_skype-360px.jpg

O popular software de comunicação, agora desenvolvido pela Microsoft, ganhou há alguns dias uma versão feita sob medida para o Windows 8. Você pode fazer chamadas de áudio e vídeo e enviar mensagens de textospara outros usuários. O app se integra ao livro de endereços do sistema (no app Pessoas) e roda em plano de fundo, notificando o usuário de novas mensagens e chamadas mesmo que um outro aplicativo esteja sendo usado. E tudo isso, segundo os desenvolvedores, com pouco consumo de energia, o que é importante para quem roda o Windows 8 em notebooks e tablets.

Microsoft Minesweeper

appswin8_minesweeper-360px.jpg

O Windows 8 é a única versão do Windows de que me lembro que não vem com o popular “caça-minas” instalado, mas é possível baixar uma versão modernizada gratuitamente. A jogabilidade é a mesma de sempre, mas o visual foi aprimorado e há novos recursos como um “Modo Aventura” com tesouros e armadilhas, um ranking online e a integração com a rede Xbox Live, para que você possa compartilhar seus resultados e troféus com os amigos.

Clock

appswin8_clock-360px.jpg

Baixar um app de relógio parece bobeira, até você notar que a Microsoft não inclui um relógio sempre visível no Windows 8: ele só aparece quando você invoca a barra de amuletos (com Windows + C, ou colocando o cursor do mouse no canto superior direito da tela). Já este app coloca em sua tela Iniciar um bloco dinâmico com a hora, e também pode ser usado como timer, cronômetro e alarme.

SmartGlass

appswin8_smartglass-360px.jpg

Este app funciona como uma “segunda tela” para um Xbox 360, monitorando o que você está assistindo ou jogando no console e oferecendo informações complementares como listas de troféus e conteúdo adicional. Também permite que você use seu PC ou tablet como um controle remoto do console, iniciando vídeos ou jogos diretamente a partir do app. 

Além disso o SmartGlass se integra a alguns jogos, permitindo que você veja as estatísticas de uma partida de futebol, gerencie a playlist de um jogo de música ou consulte um mapa da pista enquanto disputa uma corrida com os amigos. 

StumbleUpon

appswin8_stumbleupon-360px.jpg

Este serviço é uma forma fantástica de descobrir coisas novas e interessantes na internet, e o aplicativo torna ainda mais fácil descobrir seu próximo site ou vídeo favorito. Um bloco dinâmico mostra sugestões de conteúdo que combina com seus interesses, e o app também permite que você compartilhe sites, músicas e vídeo no serviço através da integração com a função Compartilhar na barra de “charms” do Windows 8. É uma ótima ferramenta para adicionar um fator surpresa à sua experiência online, e é completamente gratuita.

HowStuffWorks

appswin8_howstuffworks-360px.jpg

Este app é basicamente um pacotão com todos os excelentes artigos, vídeos e podcasts do site HowStuffWorks (ComoTudoFunciona, em português), com um bloco dinâmico em sua tela Iniciar que é atualizado sempre que há algo novo. O app tem alguns defeitinhos, como blocos próximos demais e o fato de que os podcasts param de tocar se você trocar de app, mas ainda assim é fantástico e merece um lugar de destaque em sua tela Iniciar.

MovieGuide

appswin8_movieguide-360px.jpg

Ótimo para os fanáticos por cinema, este app combina as informações e trivia do IMDB com a variedade de trailers do YouTube e o recurso de criação de listas do Flixster em um só app. Algumas das informações sobre filmes e atores, especialmente os mais obscuros, vem da Wikipedia e podem deixar a desejar, mas o belo design e a facilidade em descobrir informações mais do que compensam isso. 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail