Home > Dicas

Os 6 melhores aplicativos do iOS para perder peso

Acompanhamento de treino e contador de calorias ajudam quem quer ser saudável

Leif Johnson/Macworld

11/01/2019 às 8h45

Foto: Shutterstock

A App Store, do iOS, está cheia de aplicativos para quem quer se alimentar melhor e fazer exercícios e, consequentemente, perder peso. Abaixo, estão alguns dos melhores deles:

MyFitnessPal: o melhor aplicativo de perda de peso geral

O exercício físico é uma parte importante da perda de peso, mas se alimentar bem é essencial. Para isso, existem os contadores de calorias como o MyFitnessPal, da UnderArmour.

A atração principal é o enorme banco de dados do MyFitnessPal que lista as informações nutricionais de milhões de alimentos diferentes. O usuário verá os melhores benefícios do MyFitnessPal se registrar tudo que entra em sua boca, e o aplicativo simplifica este processo com um scanner de código de barras e um botão colocado centralmente.

Essa é apenas a dica do que o MyFitnessPal oferece. A interface é um pouco monótona, mas fornece gráficos para rastrear tudo, desde o peso até a largura do pescoço. Ele também tem um blog cheio de artigos como “O que comer e evitar para dormir melhor” e receitas como o delicioso “Sushi de banana com manteiga de amendoim”. Ele sincroniza com praticamente todos os aparelhos de fitness existentes, desde o Apple Watch e Dispositivos Fitbit para aplicativos do Pact e Garmin.

fortnite pcworld

O MyFitnessPal é também um dos poucos aplicativos listados aqui que vem com um aplicativo Apple Watch dedicado. Não é recomendado usá-lo para registrar as calorias, já que o aplicativo de relógio não tem acesso ao banco de dados, mas é excelente quando a pessoa precisa de uma rápida olhada em quantas calorias você tem para trabalhar.

Lose it!: o melhor aplicativo para contagem de calorias simplificada

O Lose it! É bastante semelhante ao MyFitnessPal e, na verdade, escolher um sobre o outro faz pouca diferença a longo prazo.

Mas as poucas diferenças são notáveis. O aplicativo é focado em contar calorias e, assim, acabar com os labirintos do rival e a enxurrada de posts no blog. É uma experiência um pouco mais acessível e divertida, como revelam seus ícones lúdicos e fóruns claramente visíveis para socializar entre amigos e comunidades. Em um nível mais prático, ele permite se conectar com aplicativos que variam de Runkeeper e Nike +, e o plano premium de US$ 2,99 por mês produz planos de refeições adaptados.

Ele também tem um banco de dados de alimentos enorme e permite identificar a comida que a pessoa está comendo apenas por uma foto. Às vezes, o recurso SnapIt é o suficiente, mas na maioria das vezes você precisa escolher o alimento adequado em uma lista depois do snap.

É uma opção legal em situações em que os códigos de barras não estão disponíveis, mas os resultados e estimativas de calorias variam muito.

My Diet Coach: o melhor aplicativo para fazer a perda de peso parece um jogo

A tela de abertura revela dois avatares - um que representa o peso atual e um que representa o eu futuro - e a missão é fazer os dois competirem. É o suficiente para fazer com que perder alguns quilos pareça ganhar níveis em um RPG, ou conseguir bons equipamentos para mostrar por semanas ou meses de esforço.

O My Diet Coach também transforma atos mundanos de autocontrole em desafios que recompensam pontos. Evite bebidas açucaradas por um dia por 20 pontos. Se quer um desafio real, evite alimentos refinados granulados por 70 pontos.

Também é possível definir todos os tipos de lembretes e notificações, desde os pré-ajustes - "Beber água" - até os personalizados adequados às necessidades específicas.

Além disso, o My Diet Coach vem com um scanner de código de barras que importa informações nutricionais para o diário e é sincronizado com os dados do aplicativo Apple's Health. Uma versão premium facilita o registro de atividades e oferece mais desafios por US$ 6,99 por mês.

Fooducate: o melhor aplicativo para explicar os prós e contras de alimentos

A maioria das pessoas entende que menos calorias geralmente é uma coisa boa, mas essa compreensão diminui conforme entende-se sobre as porcentagens de sódio e carboidratos. O Fooducate, no entanto, traduz todos esses números em uma linguagem que todos entendem. Ele especificamente permite saber porque uma determinada comida é boa ou ruim, e tudo o que é preciso é uma simples verificação do código de barras de um pacote.

O Fooducate, felizmente, recomenda algumas alternativas, como uma barra de chocolate de leite Godiva com amêndoas (C-) ou um saco de passas californianas secas ao sol (A-), no lugar de um Toblerone. Para um sólido A, a pessoa poderia simplesmente comer uma laranja.

Além disso, o Fooducate permite compartilhar receitas e fazer perguntas em fóruns. Ao fazer o upgrade para o plano premium da Fooducate, há informações detalhadas da Fooducate para alimentos para animais de estimação.

Nike Training Club: o melhor para treinos de aprendizagem

Tirar o máximo proveito de uma unidade de perda de peso requer transpiração durante alguns treinos. O pensamento de visitar uma academia pode ser aterrorizante se a pessoa não tiver visitado uma em anos e não tiver um corpo preparado para a academia, mas o aplicativo Nike Training Club facilita essa transição atuando como um treinador particular amigável. Melhor ainda, muitos de seus exercícios não exigem nada além de algum espaço no chão da sala.

O app não é uma pilha de exercícios sem explicação ou curadoria. O Nike Training Club sugere treinos baseados em fatores como o tempo disponível e o nível de atividade, e ele é extraído dos dados do Apple Watch para determinar os treinos para os quais o usuário está preparado.

A pessoa também encontrará atores e atletas como Serena Williams ou Michael B. Jordan mostrando suas rotinas favoritas em videoclipes. Parece um pouco como tê-los como treinadores ou amigos de academia.

Charity Miles: o melhor app para melhorar o mundo ao perder peso

A maioria dos outros aplicativos listados aqui enfatiza o acompanhamento, mas o Charity Miles tem tudo a ver com motivação. Para cada Km percorrido durante uma série de treinos pré-definidos, ela dispara uma pequena doação para uma das 42 diferentes instituições de caridade. Se desejar, o usuário também pode participar de equipes. As instituições de caridade incluem tudo, desde a ASPCA até a The Nature Conservancy, mas a pessoa nunca terá que pagar um centavo.

Claro, o dinheiro não vem do nada. A Charity Miles existe por meio da generosidade de patrocinadores como a Johnson & Johnson e a Del Monte Fresh, que decidiram colocar um pouco do orçamento de publicidade para esse projeto, em vez de gastá-lo em alternativas como anúncios de banner no site. Isso significa que você verá os anúncios deles quando abrir o aplicativo para iniciar ou terminar um treinamento.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail