Home > Notícias

Os 9 anúncios mais importantes da Microsoft Build 2016

O futuro do Windows 10, HoloLens, Cortana e bots onipresentes e até mesmo integração com Linux; fique por dentro dos anúncios mais importantes da conferência

IDG News Service

31/03/2016 às 11h58

Windows10 tela azul.jpg
Foto:

Apesar de ser um evento dedicado a desenvolvedores, a conferência Build da Microsoft sempre revela novidades para o consumidor final e notícias sobre o futuro do Windows, Office e mais. Esse ano não foi exceção.

Vamos então rever os 9 grandes anúncios da Microsoft Build 2016, que começou nessa quarta-feira, 30, em São Francisco.

1. Windows 10 continua a escalar

Cerca de quarto meses depois de anunciar que o Windows  10 já rodava em 200 milhões de aparelhos depois dos feriados de final de ano, a Microsoft anunciou que mais 70 milhões de novos usuários estão usando o sistema operacional mais recente da companhia. Isso significa que a marca de 270 milhões de aparelhos com o Windows 10 superou a de qualquer outro OS lançado anteriormente, tornando-se o sistema mais rapidamente adotado da história da Microsoft.

2. Atualização de aniversário do Windows 10

Windowsink__625

A então esperada atualização “Redstone” agora tem um nome oficial. A Microsoft anunciou que a “Windows 10 Anniversary Update” será lançada gratuitamente a todos os usuários do Windows 10 nesse trimestre. 

A companhia passou um bom tempo da conferência falando sobre as habilidades do sistema Windows Ink, que ganha expansão com as atuais capacidades da caneta Stylus. 

Você conseguirá definir uma espécie de “área de trabalho a tinta”, com ferramentas e aplicativos que têm suporte para a caneta, desenhar uma linha entre dois pontos para saber a distância real entre eles e criar auto-notas baseadas em lembretes escritos anteriormente, por exemplo. Bem, soa algo bem legal.

A atualização também estende a funcionalidade do “Windows Hello” para os aplicativos da Windows Store e o browser Edge da Microsoft, para que você possa usar biometria para autenticar sua entrada em apps e serviços compatíveis com o recurso. A atualização de aniversário também atinge o Xbox One e traz o Universal Windows Plataform. 

3. Windows e Linux

bash-windows625

A atualização de aniversário do Windows adota o sistema de linha de comandos do Linux, o lendário Bash. O recurso foi possível por meio de parceria com a Canonical, companhia responsável pelo Ubuntu, principal distribuição de Linux. Isso significa que o novo recurso trará todas as possibilidades de open source para dentro do sistema operacional da Microsoft.  

4. Games para PC

Além de levar a atualização de aniversário do Windows 10 ao Xbox, a Microsoft está ouvindo gamers de PC preocupados com a atual situação da Windows Store. O chefe da divisão Xbox, Phil Spencer, subiu ao palco para dizer que os apps da Windows Store já terão suporte para PCs com múltiplos graphics cards, suporte FreeSync e G-Sync programados para maio. Você também conseguirá desabilitar o V-Sync nos games da Windows Store.

A linha do tempo para suporte a modificações, o uso de tela full-screen para games e sobreposições como FRAPS são obscuras, mas Spencer disse que elas serão resolvidas nos próximos meses. A Microsoft também está acrescentando pré-pedidos na Windows Store. 

5. Universal Windows Platform

windows-10-apps-625

A companhia também está lançando uma nova ferramenta de conversão que transforma o software Win32 (leia-se: desktop tradicional) – incluindo games – em uma plataforma universal de aplicativos, com suporte para Live Tiles, atualizações automáticas através da Windows Store e mais. 

É algo grande, e alguns grandes nomes nativos dos apps da Universal Windows Plataform estão a caminho. A Microsoft disse que o Facebook está trabalhando em apps universais para o Instagram, Messenger e Facebook, além de aplicativos para American Express e Bank of America. 

6 HoloLens começa a ser enviado aos desenvolvedores

Um dos grandes atrativos de aplicativos universais é que eles rodarão em qualquer plataforma alimentada pelo Windows 10 – PCs, telefones, Xboxes, Raspberry Pis. E outra está prestes a entrar na briga.

Depois de mais de um ano de “provocação” e emitir pré-pedidos exclusivos, o "Dev Edition HoloLens" de US$ 3 mil começou a ser entregue para desenvolvedores nessa quarta-feira. 

7. Melhorias para Cortana

cortana-new-625

A assistente pessoal da companhia revelada no Windows 10 está prestes a ficar mais inteligente e mais acessível para conversar. A companhia está desenvolvendo mais utilidades e mais consciência contextual, incluindo mais ações pró-ativas onde ela se oferece para realizar tarefas mesmo sem ser solicitada ao mesmo tempo que aumenta seu poder de linguagem natural.

Marcus Ash, gerente de produto do grupo Cortana na Microsoft, demonstrou como as novas habilidades podem ser úteis. Em uma, ele pediu a Cortana para “enviar PowerPoint que trabalhei ontem a noite”. Esse comando enganosamente simples é bem complexo atualmente; para cumpri-lo, a Cortana precisa saber qual documento do PowerPoint Ash está falando, quando ele estava usando e para quem ele quer enviar. Complicado, certo? Em outra demo, ele perguntou a assistente “qual loja eu visitei durante a Build no ano passado?” para obter uma localização. 

A Microsoft não confirmou quando os novos recursos estarão disponíveis, mas apostamos que isso acontecerá já na atualização de aniversário.

8. Conversations as a platform

windows-phone-cortana_625

Mas a Cortana é apenas o início. Durante a abertura da Build 2016, o CEO da Microsoft Satya Nadella revelou o que chama de  “Conversations as a platform”, uma visão audaciosa do futuro preenchida com assistentes pessoais virtuais e bots inteligentes que se beneficiarão de aprendizado de máquina para organizar nossas vidas, tudo usando linguagem natural. A Cortana poderia automaticamente conectar você a um bot de um hotel específico no Skype para fazer uma reserva, por exemplo.

É uma ideia bem interessante e que também tem foco nos esforços da Microsoft em cloud computing e produtos para consumidores. A companhia já lançou uma série de frameworks, APIs e a “Cortana Intelligence Suite” para desenvolvedores adicionarem a Cortana e criar seus próprios bots. 

9. Skype bots

E você nem precisará muito para experimentar a visão da Microsoft sobre “conversas enquanto plataforma”. A companhia espera adicionar inteligência artificial ao Skype no futuro, e já está lançado uma versão atualizada do app mobile do Skype para bots. Desenvolvedores, liguem suas máquinas. 

 

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail