Home > Notícias

Os melhores games móveis para iPhone e iPad lançados em 2018

2018 foi um ano sensacional para quem usa plataforma Apple, cheio de apps com ação e arte que provam que o iOS tem futuro como uma plataforma para jogos.

Por Leif Johnson, Macworld USA

21/12/2018 às 15h34

fortnite pcworld
Foto: Epic Games Divulgação

De vários pontos de vista, muitas pessoas até podem fazer um balanço de 2018 dizendo que foi um ano ruim. Mas para os gamers de iPhone e iPad, este foi um ano sensacional, cheio de ação, arte e otimismo pelo futuro do iOS como uma plataforma para jogos. Tivemos reencarnações de velhos games favoritos, como The Room: Old Sins; Alto’s Odyssey; e Reigns: Game of Thrones. E surpresas como Fortnite e sua quase inacreditável versão para o Mac para os consoles.

Confira os escolhidos da Macworld.

Alto's Odyssey ($4.99)

Em Alto’s Odyssey não ficamos surpresos de ver o mesmo design do adorado Alto’s Adventure, de 2015. Em 2015, você era um snowboarder descendo encostas de montanhas. No Odyssey você desce a ladeira de grandes dunas de areia em desertos tranquilos. O jogo é ótimo em som e imagens. Sua simplicidade engana, pois só exige toques na tela para saltar rochas ou executar truques de aceleração. Poucos jogos fazem um trabalho tão bom misturando relaxamento e euforia num mesmo pacote. Quando estiver tenso, perca-se na música minimalista e nos cenários estilizados, que levarão você muito perto do ponto perfeito para meditação.

Donut County ($4.99)

Donuts, esses sonhos americanos recheados de doce, são a perdição, mas nunca imaginamos que seriam um caos como o de Donut County. Nesse jogo curto mas delicioso, você entrega "donuts" que são, na verdade, buracos móveis que aumentam de tamanho cada vez que são usados para engolir alguma coisa. Às vezes você engole cadeiras, outras vezes engole um armazém inteiro e até cidadãos desavisados. Donut County não é difícil, mas nunca deixa de entreter, graças aos desafios físicos e às cenas mostrando tudo o que é afetado pelo desastre doce. E a própria Apple concorda, já que deu ao Donut County o prêmio de melhor jogo do ano para iPhone.

Fortnite (gratuito)

A Epic Games tirou a sorte grande no ano passado com seu popularíssimo jogo battle-royale Fortnite, e em março deste ano marcou um gol de placa ao nos surpreender com a versão desse blockbuster digital para as telas do iPhone. Com a vantagem ainda maior de que você pode jogar Fortnite com a mesma conta que criou para consoles e desktops e, inclusive, jogar contra jogadores que estejam nessas plataformas a partir do seu iPhone. Os tiros, movimentos e elementos para construções  funcionam muito bem, tão bem que deixam poucas dúvidas de por que Fortnite merece os bilhões de dólares que ganhou em 2018.

The Room: Old Sins ($1.99)

Eu chutaria que os games do The Room teriam perdido sua atratividade a essa altura, mas a nova versão, The Room: Old Sins, prova que os desafios 3D puzzles continuam com a mesma mágica de 2012. Na verdade, Old Sins pode ser o melhor game da série. Nesse episódio você está fuçando em uma tétrica casa de bonecas para descobrir seus segredos. Nenhum outro jogo faz um trabalho tão bom em dar aos objetos 3D aparência tão real.

Stardew Valley ($7.99)

Stardew Valley é uma válvula de escape muito agradável que está sempre ao alcance da sua mão, pronta para levar você para uma outra vida na qual você gerencia uma fazenda que herdou do lado de um vilarejo charmoso. A estética parece velha, mas o conceito é atemporal. Você vai limpar a terra e colher a plantação, mas também terá de manter relacionamento com vários habitantes da cidade e possivelmente até se casar. Além disso, tem a chance de encontrar cavernas geradas aleatoriamente que lhe dão a chance de ficar rico.

Shadowgun Legends (gratuito)

Shadowgun Legends é um jogo de tiro em primeira pessoa sobre um grupo de mercenários que é contratado para matar alienígenas. Lembra um pouco de Gears of War e um bocado de Destiny. Trata-se de um desafio ambicioso para um game móvel, para dizer o mínimo, mas Shadowgun Legends aguenta o tranco. A história pouco vai importar depois de um dia jogando, mas as imagens, o estilo de tiro e a riqueza de opções são um caso de amor muito mais longo. Você pode escolher batalhas PvP, co-op, ou missões curtas tensas que dá para fazer no metrô a caminho de casa.

Asphalt 9: Legends (gratuito)

O ano está cheio de games que tiram completa vantagem do poder de processamento acelerado dos iPhones atuais, mas poucos games fazem isso tão bem, com efeitos tão empolgantes quanto Asphalt 9: Legends. A versão mais recente dessa série longa é estonteante, completa com trilhas cheias de detalhes em locais que vão de San Francisco a Shanghai e Roma. É um arcade game de corrida acelerado, com cenários para destruição e um modo semi-automático "Touchdrive" que facilita jogar em movimento. Mas cuidado para não torrar seu dinheiro nos micropagamentos.

Reigns: Game of Thrones ($3.99)

Reigns: Game of Thrones mostra que os melhores games baseados em grandes franquias não precisam ter orçamentos milionários que rivalizem com o custo de uma série da HBO. De verdade, esse adventure lembra um pouco o Tinder, já que tudo se resume a fazer um swipe para a esquerda ou direita para tomar uma decisão que aumente ou diminua seu poder quando se senta no Iron Throne. E o jogo não é simplesmente um aproveitamento da HBO para o Reigns de 2015. Nesse caso você vai ter todos, de Tyrion Lannister a Gendry para conseguir a coroa e você vai guiá-los através de cenários personalizados que revelam conhecimento profundo do mundo de George R.R. Martin. Você vai falhar miseravelmente várias vezes, tenha certeza, mas nesse universo isso é parte da graça.

Oddmar ($4.99)

Sem exageros, Oddmar é o melhor game platformer 2D para o iPhone. Ele tem a criatividade e jogabilidade de um título como Rayman, o que é memorável, já que  Oddmar foi projetado especificamente para smartphones e não para o Nintendo Switch. Você será Oddmar, um Viking com nenhuma experiência em lutas que precisa provar que merece um lugar no Valhalla. Essa jornada o levará por 25 etapas geniais, cada uma delas com coletas de moedas para upgrades e puzzles que fazem Oddmar derrubar cogumelos para usar como trampolim.

Pocket City ($3.99)

É difícil achar um bom jogo de construção de cidades dependendo do sistema operacional que você usa. Mas para nossa sorte, um dos melhores e mais modernos da categoria existe para iOS. Trat-se de Pocket City, que é tão bom que nos lembra os dias gloriosos de SimCity. Não existem micropagamentos e ele entrega um nível de complexidade suficiente e ideal para telas pequenas. Escolha você construir um bairro comercial ou encarar um terremoto, vai ver que é muito divertido ser prefeito em Pocket City.

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail