Home > Dicas

Overclocking: dá para turbinar a placa gráfica do PC também

Se você acha que overclocking é só da CPU, saiba que é possível melhorar o desempenho da GPU sem alterar a BIOS do computador.

Zack Stern, da PC WORLD / EUA

28/11/2008 às 14h43

placas_150.jpg
Foto:

placas_150Fazer overclocking não é novidade pra ninguém, ainda que muitos tenham receio de tentá-lo com medo de danificar a CPU do computador. O que pouca gente sabe, porém, é que é possível turbinar as placas gráficas instaladas no PC.

A ATI e a nVidia oferecem ferramentas gratuitas para realizar o overclocking de algumas de suas placas mais poderosas. E o melhor é que esta dica não requer ajuste em BIOS e pode melhorar o desempenho muito o desempenho do sistema em relação a diversas aplicações. Gamers, por exemplo, terão como resultado uma melhor imagem de vídeo com as altas velocidades.

Leia também: 
> Overclocking da CPU por software
> Overclocking da CPU por jumpers
> Como escolher uma placa gráfica

Para avaliar a melhoria no desempenho, sugerimos usar o 3DMark06 Basic Edition, software de benchmark que ajuda a medir o desempenho de computadores especificamente na execução de games. Baixe o programa e o execute antes e depois de fazer o overclocking.

Como fazer
Atualize o driver da sua placa gráfica antes de começar. Se sua placa for uma nVidia, no gerenciador da placa, clique em Device Settings, no menu Performance. Clique em GPU, selecione Custom e aumente a velocidade clock movendo o slider, testando os resultados a cada mudança.

nvidia_ajuste.jpg

Software: fabricantes de GPUs oferecem opções para turbinar as placas

Para placas ATI, abra o Painel de Controle (Catalyst Control Panel). Clique em AutoTune, na seção Overdrive. Esta opção gradualmente aumenta a velocidade de clock e testa cada uma em seqüência.

Quando é detectada uma instabilidade, ele retorna automaticamente, ajustando de acordo com a última taxa.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail