Home > Notícias

Oxente! Aprenda a falar “baianês” com seu iPhone

App Dicionário de Baianês reúne mais de 1500 verbetes da "língua não-oficial", para quem não quiser passar vergonha ao visitar Salvador

Cauê Fabiano, Macworld Brasil

17/10/2011 às 13h33

Foto:

Baseado no livro de Nivaldo Lariú (que, ao contrário que muitos podem pensar, é nascido na capital fluminense), o Dicionário de Baianês é um aplicativo para iPhone, iPod Touch e iPad indicado para quem quer fazer consultas ou testar seus conhecimentos a respeito desse "idioma paralelo" falado nas ruas retratadas por Jorge Amado.

Desenvolvido pela Malagueta Studios, o app conta com mais de 1500 verbetes e, quando o usuário toca em um termo, o aplicativo revela uma tela com a definição, preenchida com ilustrações que se remetem à capital baiana.

Nessa mesma interface, há outras quatro opções que são reveladas: o Guia Oficial de Turismo da Bahia, um recurso para compartilhar o termo que está sendo exibido em redes sociais (como Twitter e Facebook) ou enviar por e-mail, além de um texto escrito totalmente em "baianês", que serve para o usuário testar seus conhecimentos da “língua”. Por fim, o aplicativo usa a localização do usuário para calcular a distância até Salvador.

dicionariobaianes01.jpg

Depois de usar o app, você ficará tranquilo quando alguém estiver  "querendo conta" com você 

 Contudo, é preciso tomar um certo cuidado com um escorregão do Dicionário: mesmo classificado na App Store como “acima de 4 anos” (Rated 4+), ao definir alguns termos, são utilizadas palavras obscenas, que podem não agradar alguns usuários um pouco mais conservadores - ou que se apoiem no ponto de vista "educacional ortodoxo". À parte disso, o aplicativo é divertido, possui uma interface agradável e recursos bem interessantes. 

O Dicionário de Bainês está disponível na App Store, custa 2 dólares e é compatível com iPhone, iPad e iPod Touch com iOS 4.1 ou superior.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail