Home > Notícias

Palm adota estratégia semelhante à da Apple e abre SDK do WebOS

Iniciativa permitirá que desenvolvedores criem aplicativos para o WebOS, novo sistema operacional da Palm, que substituirá o Palm OS

PC World/EUA

02/04/2009 às 12h37

Foto:

A Palm abriu o kit de desenvolvimento (da sigla em inglês, SDK) do seu sistema Mojo para um "grupo mais amplo de desenvolvedores" nesta quinta-feira (02/04), durante a Web 2.0 Expo, em São Francisco.

O SDK do Mojo permitirá que desenvolvedores criem aplicativos para o WebOS, novo sistema operacional da Palm, que substituirá o Palm OS, em estratégia similar à adotada por Apple, Microsoft e RIM para aplicações móveis.

Desenvolvedores interessados podem se cadastrar para receber o SDK pelo site Palm Developer Network.

Entre funções de destaque do WebOS estão a capacidade de múltiplas tarefas, o sistema de notificação push Mojo Messaging Service e alertas que não distraem o usuário de tarefas feitas no celular.

O WebOS também incluirá o Synergy, banco de dados composto por feeds vindos de fontes como redes sociais, serviços online, buscadores e plataformas de e-mail.

A Palm afirmou que está se esforçando para facilitar a transição de aplicativos do Palm OS para WebOS. Para tanto, a empresa oferecerá um emulador chamado Classic para que os softwares do antigo sistema operacional rodem sobre o novo.

O lançamento do WebOS e do smartphone Pre e a abertura do SDK representam esforços da Palm para que consiga diminuir a vantagem que rivais como Apple e RIM abriram nos últimos anos após seguidos fracassos de vendas da tradicional fabricante de smartphones.

Ainda sem data precisa de lançamento, o Palm Pre contará com tela de 3 polegadas sensível a toque, teclado QWERTY, acesso a redes 3G e Wi-Fi, 8 GB de armazenamento e câmera de 3 megapixels.

Tags

Junte-se a nós e receba nossas melhores histórias de tecnologia. Newsletter por e-mail Newsletter por e-mail